Maximo Kausch encontra dificuldades no Himalaia - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Brasileiro no Himalaia

Maximo Kausch encontra dificuldades no Himalaia

O brasileiro/argentino Maximo Kausch está no Himalaia escalando o Cho Oyo, a oitava montanha mais alta do mundo. Hoje, noticías vindas desde o acampamento 2, mostram que tempo insiste em ficar ruim no Tibet.

Fonte:

A expedição de Maximo Kausch no Himalaia desde o começo enfrentou grandes dificuldades. Para começar, na própria permissão para poderem escalar a montanha que saiu na última hora, devido as dificuldades impostas pelos chineses às expedições que pretendiam escalar no Tibet.

Depois, quando já estavam na montanha fixando os acampamentos mais altos, uma grande tormenta atingiu o acampamento 1, riscando-o do mapa. Desde então os ventos fortes não páram de soprar.

A expedição já está com o acampamento 2 fixado na montanha, numa altitude de 7100 metros, entretanto o vento dificulta muito o progresso. Hoje, 3 membros da expedição desistiram da empreitada e voltaram à Katmandu, capital do Nepal.

Segundo Squash Falconer, um dos guias da expedição, a equipe está fisicamente e psicológicamente abalada. O caminho entre o A1 e o A2, que é uma rota simples, se tornou um desafio grande devido os ventos. Falconer, apesar de triste com a desistência dos montanhistas, acredita que o tempo vai melhorar. Ele diz que quando há ventos assim é indicativo que próximo haverá uma janela de tempo, onde a equipe poderá subir ao cume.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade