Prefeitura do Rio constrói Plataforma para Rapel em área de preservação

0

A prefeitura do Rio de Janeiro está construindo um deque sobre as rochas do Parque da Catacumba. Foram erguidos pilares de concreto para obra, mas ambientalistas e escaladores denunciaram irregularidades e a inutilidade da obra.


A prefeitura do Rio teve uma obra criticada por ambientalistas. Ela está fincando pilares de concreto armado no alto de pedras do Parque da Catacumba, na Lagoa, uma área municipal que deveria ser preservada.

A obra é para assentar um deque que vai permitir a prática de rapel no local. A atividade é uma das previstas no complexo de ecoturismo licenciado para a área. Ao anunciar o projeto, no início de agosto, o município garantiu que as estruturas, que agora se mostram fixas, seriam provisórias e não interfeririam no meio ambiente.

A grande questão é por que construir um deque sobre a rocha? Montanhistas afirmam que a obra é cara e desnecessária, já que seria necessário apenas uma ancoragem feita de grampos para realizar um rapel, que custariam menos de 50 reais. Tudo isso sem falar no impacto ambiental e visual de construir uma estrutura de concreto, totalmente inadequada sobre as rochas.

Em reunião há cerca de duas semanas com dirigentes do Grupo Ação Ecológica (GAE) e da Federação de Montanhismo do Estado (FEMERJ), representantes das secretarias de Turismo e de Meio Ambiente também asseguraram que a base para o rapel seria mínima, ao contrário do que se vê agora.

O advogado Flávio Ahmed, presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-RJ, argumentou que, em tese, parques naturais como o da Catacumba têm proteção integral e, por isso, não poderiam ter edificações. Já o subsecretário de Meio Ambiente, David Lessa, disse que o projeto não terá impacto para o meio ambiente. O prefeito Cesar Maia disse que pedirá que a estrutura seja verificada pelo secretário municipal de Urbanismo, Augusto Ivan.

Informações:&nbsp, Globo.com

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário