Lançada Revista Brasileira de Ecoturismo - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Um revista científica sobre o tema

Lançada Revista Brasileira de Ecoturismo

A Revista Brasileira de Ecoturismo será uma publicação quadrimestral sobre estudos científicos sobre Ecoturismo.

Fonte:

O Ecoturismo é uma atividade em crescimento no Brasil e precisa de estudos científicos para saber seu impacto tanto na economia, quanto no meio ambiente que é onde se pratica. Para tanto, a Sociedade Brasileira de Ecoturismo (SBEcotur) está lançando uma revista eletrônica sobre estudos científicos.

O objetivo da revista é publicar artigos inéditos de caráter científico, em português, espanhol e inglês, para atender diferentes profissionais diante dos vários contextos de estudos e pesquisas em Ecoturismo e atividades afins, contribuindo para a difusão, diálogo e intercâmbio de conhecimentos teóricos ou aplicados, bem como para a formação de redes. Propõem-se a promover um amplo debate entre o poder público e privado, as operadoras, as agências, ONGs e instituições de ensino e pesquisa, principalmente no que tange a aplicação do planejamento e manejo do Ecoturismo voltado a práticas de mínimo impacto.

Contudo é uma grande chance de aproximar as atividades em montanha com a academia, um convite à estudantes e professores de diversas áreas que tem como objeto de estudo a montanha.

A revista será organizada nos seguintes eixos temáticos:

Eixo 1 - ECOTURISMO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Eixo 2 - PLANEJAMENTO E GESTÃO DO ECOTURISMO

Eixo 3 - MANEJO E CONSERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS ATRAVÉS DO TURISMO SUSTENTÁVEL

Eixo 4 - ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EM ECOTURISMO NO BRASIL

Eixo 5 - ECOTURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

O Ecoturismo é uma prática que precisa ser mais bem estudada e compreendida pois, apesar de já ser praticado há mais de cem anos (desde a criação dos primeiros parques nacionais no mundo: Yellowstone e Yosemite), só nos últimos anos do século XX se configurou como um fenômeno crescente e economicamente significativo.

Embora os , seus princípios e diretrizes estejam claramente estabelecidos e pareçam conceitualmente compreendidos pelos profissionais da área, na prática, o Ecoturismo carece ainda de uma visão estratégica, que promova seu desenvolvimento em nível nacional e internacional. Esta afirmação é especialmente verdadeira quando são analisados os projetos de desenvolvimento em implementação no Brasil e as dificuldades no planejamento e obtenção de resultados referentes aos compromissos com a Sustentabilidade.

Conheça e participe da Revista Brasileira de Ecoturismo

Publicidade:


Publicidade

Publicidade