Edurne Pasaban conquista o Manaslu, o seu 11º oito mil - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Mais perto das 14!

Edurne Pasaban conquista o Manaslu, o seu 11º oito mil

Edurne conquista mais uma e fica mais próxima do difícil desafio de se tornar a primeira mulher do mundo a conquistar os 14 oito mil.

Fonte:

Este domingo às 09h00min locais, a expedição de "Al filo aquilo Impossível", liderada pela alpinista espanhola Edurne Pasaban, alcançou o topo do Manaslu.

O grupo havia iniciado o ataque às 03h30min da madrugada, e levaram do acampamento III (7.400m.) ao cume, cerca de 05h30min. Edurne chegou ao topo sem o auxílio de oxigênio suplementar.

A equipe era ainda composta pelos seguintes alpinistas, além da Edurne, Alex Chicon, Asier Izaguirre, Mikel Zabalza, Ester Sabadel, Ferran Latorre e Juanjo Garra.
 ,

A notícia chegou ao acampamento través do telefone via satélite, pois os walkie-talkies não haviam funcionado corretamente durante toda a noite. O frio e o vento dificultaram, e muito, a escalada.

"Tivemos muita sorte, pois com o vento forte que fazia no trecho entre o primeiro e o secundo cume, parecia impossível, mas como a previsão indicava, o vento parou e fomos capazes de andar os últimos metros e muitos trechos técnicos, sem nenhum vento. Agora vamos descer rapidamente." Relatou Edurne, ainda do cume do Manaslu.

A equipe tem planos para descer até o acampamento base durante todo o dia de hoje, embora devam chegar somente à noite.

 ,Com esta nova conquista Edurne completou já a conquista de 11 montanhas de oito mil, em seu desafio para conquistar o catorze.

 ,Assim, iguala o recorde de sua amiga, Gerlinde Kartembruner, a montanhista austríaca com que faz uma emocionante disputa em se tornar a primeira mulher na história a alcançar os catorze picos mais altos do planeta.

Para tanto, Edurne ainda pensa em tentar nesta mesma temporada passar à frente da austríaca. Fará uma avaliação nas próximas horas das possibilidades em realizar uma tentativa no Shisha Pangma (8.047m.), buscando seu décimo segundo oito mil.
 ,

Publicidade:


Publicidade

Publicidade