Campeonato Centro–Sul Americano de Escalada Esportiva 2008 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Boa sorte aos Brasileiros!

Campeonato Centro–Sul Americano de Escalada Esportiva 2008

Acontece de 8 a 12 de outubro, em San Juan de Los Morros, na Venezuela, este importante torneio de escalada. A forte equipe brasileira já está de malas prontas!

Fonte:

Mais de 80 escaladores estarão presentes do dia 8 ao dia 12 de outubro em San Juan de Los Morros, Venezuela, para disputar o Campeonato Centro–Sul Americano de Escalada Esportiva 2008, nas modalidades Dificuldade, Boulder e Velocidade.

Estão confirmados para o evento os melhores escaladores da Argentina, Brasil, Chile, Equador, Guatemala, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Honduras, Peru e Venezuela, informou a chefe de imprensa da Federação Venezuelana de Escalada Esportiva, Neyli Carvajal.

O campeonato contará com o endosso da Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) e da união Panamericana de Associações de Montanhismo e Escalada (UPAME), além de receber forte apoio do governo venezuelano.

A única categoria do campeonato será a Sênior, tanto para o masculino quanto para o feminino e o objetivo é elaborar o ranking centro sul americano para cada uma das modalidades disputadas.

Um dos maiores incentivos das seleções de cada país neste torneio será a classificação dos escaladores para os VIIIº Jogos Mundiais Kaohsiung 2009, em Taiwan. Estes jogos são considerados os mais importantes que envolvem os esportes que não compõe os jogos Olímpicos de Verão, e se realizam de quatro em quatro anos, sempre um ano após os jogos olímpicos.

Os ganhadores do Campeonato Centro Sul Americano, tanto masculino, como feminino, das modalidades disputadas, terão sua classificação direta para os jogos mundiais, que acontecerão em 2009.

Para se ter idéia da dificuldade que é participar dos jogos mundiais, somente 12 atletas do mundo todo, em cada modalidade, estarão aptos a disputá-los. Uma chance de ouro para os brasileiros, que este ano já encantaram os sul-americanos no torneio de Boulder de Pucon, com dobradinha brasileira: Cesinha e Belê dividiram o primeiro e o segundo lugares mais altos no pódio.

A equipe brasileira, que embarcará depois de amanhã, estará composta pelos escaladores Cesar Grosso - Cesinha, André Berezoski – Belê, Gabriel Zuffo, Eric Teles, Anna Shaw e Janine Cardoso.

Infelizmente o atleta Felipe Camargo não poderá participar desta competição. Felipe era considerado grande favorito uma vez que ele vem conseguindo excelentes resultados nas Etapas da Copa do Mundo de Escalada. Ele conseguiu a melhor colocação de um sul-americano em copas do mundo ao ficar em 20º na última etapa.

Grande esperança de podium no campeonato, o escalador César Grosso vem treinando muito forte nos últimos dois meses, e acredita que os resultados poderão aparecer, uma vez que está totalmente recuperado das lesões que foi acometido nos últimos meses e no campeonato de boulder realizado no Chile no início do ano, e vencido por ele. O atleta Eric Teles também vem forte para a disputa, e representa a tradicional escalada do estado do Rio de Janeiro.

Este ano a delegação brasileira terá uma novidade a mais em relação aos outros campeonatos realizados. Os atletas serão representados por um “delegado” da equipe, o presidente da APEE, Ricardo Leizer. Ele ficará encarregado de todo e qualquer assunto burocrático que aparecer de última hora, blindando a equipe de eventuais dores de cabeça acerca de burocracia. Nas etapas da copa do mundo de escalada todo país possui um técnico e um delegado representando os atletas.

Afora algum pequeno apoio, infelizmente os atletas brasileiros estarão participando com recursos próprios, não obtendo nenhum patrocínio de alguma marca ou empresa. Fica a expectativa de que os bons e esperados resultados possam mudar esta perspectiva.

:: Brasileiros conquistaram o título... Leia mais

Publicidade:


Publicidade

Publicidade