Brasileiros seguem aclimatação e começam a subir para acampamentos altos

0

A Expedição formada pelos dois brasileiros – Ana Elisa Boscarioli e Roman Romancini – e pelo inglês Andrew Chandler, continua o processo de aclimatação. Eles partiram do Campo Base para o Acampamento Intermediário


Apesar do tempo que voltou a ficar fechado, a Expedição Ama Dablam 2008 continua o processo de aclimatação e começou a subir para os acampamentos altos. Hoje (28/10) os três alpinistas – Ana Elisa Boscarioli, Roman Romancini e Andrew Chandler – saíram do Campo Base (4.950 metros de altitude) em direção ao Acampamento Base Avançado ou Intermediário (cerca de 5.500 metros).

A cirurgiã plástica explicou que “a nossa idéia é dormir esta noite no ABC e de lá seguir para o Acampamento 1 (C1) que fica a cerca de 5.700 metros de altitude e pernoitar novamente”.

“Na quinta-feira (30/10) deveremos seguir para o Acampamento 2 (C2) que já está a quase 6.000 e para chegar lá temos que passar por uma aresta bastante técnica e depois uma torre bem vertical com mais ou menos 80 a 100 metros.

Um trecho bastante difícil, mas que deve ser muito bonito pelo que observamos por binóculos”, comenta Ana Elisa.
&nbsp,
Do C2 a médica e seus parceiros pretendem retornar ao C1, dormir e descer até o BC para descansar e, em seguida, começar o ataque ao cume. Ana Elisa Boscarioli conta que, “andou nevando muito e na parte mais alta da montanha ocorreram várias avalanches. Por causa disso o Acampamento 3 (C3) a 6.250 metros não foi montado”.

“Além disso, um trecho da via em que deveríamos passar por um glaciar enorme chamado Dablam que fica acima do Acampamento 3 está bastante instável e as expedições têm procurado rotas alternativas para passar. Esta segunda via deverá ser outro trecho em rocha bem vertical e com grande grau de dificuldade. Por causa disso nenhuma expedição conseguiu chegar ao cume”.

“A previsão do tempo é que continue fechado por alguns dias e depois teremos um bom período de bom tempo. Então calculo que daqui uns cinco dias as expedições que estão mais alto comecem a fazer cume”, completou a paulista nascida em Igarapava e criada em Campinas.

A Expedição Ama Dablam 2008 é composta por Ana Elisa Boscarioli, Roman Romancini e mais o inglês Andrew Chandler (os dois fizeram parte da Expedição Nokia Denali junto com Ana Elisa, em 2007) e é guiada por Henry Todd, renomado guia e montanhista que vive há 35 anos na Ásia.

Ama Dablam (6.856 metros de altitude) está situada na Cordilheira do Himalaia Central, no Nepal é conhecida como “Jóia do Mundo” ou “Caixa de Beleza da Deusa Mãe” e considerada pela maioria dos escaladores como a montanha mais bela do Planeta. Com uma forma piramidal também é considerada uma das escaladas mais difíceis e complexas da atualidade.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário