Ataque ao cume deve acontecer no dia 04/11 - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Expedição Ama Dablam 2008

Ataque ao cume deve acontecer no dia 04/11

Os brasileiros Ana Elisa Boscarioli e Roman Romancini e o inglês Andrew Chandler terminaram o ciclo de aclimatação, retornaram ao Campo Base e se preparam para atacar o cume na próxima terça-feira (04/11)

Fonte:

Hoje (31/10) os três alpinistas da Expedição Ama Dablam 2008 retornaram ao Campo Base ( 4.950 metros de altitude) completando o ciclo de aclimatação. Devem descansar no sábado e, no domingo (02/11) iniciam novamente a subida já para o ataque ao cume que deve acontecer na manhã da terça-feira (04/11), horário do Brasil.

Ana Elisa Boscarioli conta, por telefone satelital que "a montanha realmente é belíssima e a escalada também. É uma montanha bem mais difícil que qualquer outro 7.000 metros. Nós saímos do Campo Base, fomos até o Acampamento 1 (5.700 metros) e depois para o Acampamento 2 (6.000 metros). De lá voltamos, dormimos novamente no C1 e descemos até o Campo Base finalizando a aclimatação".

"Do Campo Base até o Acampamento 1 a escalada é em rampas com pedras grandes soltas. O C1 fica equilibrado numa aresta e temos que arrumar as pedras para instalar as barracas. São cerca de 12 barracas num espaço bastante pequeno".

"Quando saímos do C1 para o C2 a crista continua com misto de gelo e rocha e é uma escalada bem técnica, difícil e a gente leva cerca de três horas para completar este percurso. No fim tem uma torre de rocha bem vertical que tem cerca de 50 metros onde usamos as cordas fixas e jumar para ajudar na ascensão".

"No C2 é uma parte também vertical, técnica, mas com bastante gelo. Como andou nevando muito e aconteceram avalanches, as expedições não tinham conseguido fixar o Acampamento 3 ainda. Hoje (31/10) recebemos a confirmação de que o pessoal tinha conseguido demarcar as vias, então os cumes devem começar a acontecer".

A cirurgiã plástica conta ainda que a "nossa expedição decidiu descansar apenas durante o sábado (01/11) e começar a subir novamente no domingo. Iremos até o C1 e depois direto para o C3 para atacar o cume na terça-feira (04/11). Isso tudo vai depender do clima porque o tempo fechou novamente".

Romancini e mais o inglês Andrew Chandler (os dois fizeram parte da Expedição Nokia Denali junto com Ana Elisa, em 2007) e é guiada por Henry Todd, renomado guia e montanhista que vive há 35 anos na Ásia.

Ama Dablam (6.856 metros de altitude) está situada na Cordilheira do Himalaia Central, no Nepal é conhecida como "Jóia do Mundo" ou "Caixa de Beleza da Deusa Mãe" e considerada pela maioria dos escaladores como a montanha mais bela do Planeta. Com uma forma piramidal também é considerada uma das escaladas mais difíceis e complexas da atualidade. ,

Publicidade:


Publicidade

Publicidade