Seminário de Mínimo Impacto do Montanhismo do P. E. da Serra da Tiririca - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Mínimo Impacto

Seminário de Mínimo Impacto do Montanhismo do P. E. da Serra da Tiririca

Os montanhistas estão sendo convidados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ) para discutir a conciliação entre a atividade e a conservação dos ecossistemas no I Seminário de Mínimo Impacto do Montanhismo do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET).

Fonte: JBonline

Situado em Niterói e Maricá, o parque protege montanhas como o Alto Mourão (Pedra do Elefante) e o Costão de Itacoatiara, entre outras.

O seminário, realizado em parceria com a Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio (Femerj), através do Centro Niteroiense de Montanhismo (CNM), acontece no próximo dia 7 de dezembro, das 9h30 às 17h, no Colégio Paulo Freire (Rua Paulo Freire, 336, em Itaipu, Niterói. A realização do seminário foi deliberada no II Encontro Niteroiense de Escalada, em julho deste ano.

Temas como setorização das zonas de escaladas e manejo de trilhas e a harmonização dessas atividades com a conservação dos ecossistemas protegidos pelo parque serão debatidos durante o seminário. Ao final do encontro será divulgado um documento para ser incluído ao Plano de Manejo do PESET.

Entidades representativas dos montanhistas já vêm atuando em conjunto com a administração de unidades de conservação do IEF/RJ em todo o Estado do Rio. A parceria com a Femerj, formalizada através de um convênio renovado no primeiro semestre, prevê a atuação da federação no monitoramento das condições das condições de trilhas e vias de escalada em rocha.

Os integrantes da entidade se comprometem a informar ao IEF/RJ sobre problemas como erosão, desmatamentos, incêndios, caça, lixo ou contaminação de corpos hídricos, entre outros. O convênio também prevê a cooperação em programas ou projetos de melhoria de trilhas e vias de escalada e a divulgação do conceito de excursionismo de mínimo impacto.

O I Seminário de Mínimo Impacto do Montanhismo faz parte da programação do aniversário do Parque Estadual da Serra da Tiririca, que completa 17 anos no próximo dia 29. Para mais informações sobre o evento, os interessados podem entrar em contato com a administração do parque pelo e-mail: administrador@parqueserradatiririca.org.

Fonte: JBonline

Publicidade:


Publicidade

Publicidade