Livre acesso às montanhas para toda a América - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
O principio do caminho

Livre acesso às montanhas para toda a América

O Programa Acesso às montanhas Pan-Americano está sendo criado para reunir escaladores ativistas de todo o continente americano para trabalhar pelo livre acesso às montanhas e conservação do meio ambiente da escalada.

Fonte:

O programa será apresentado no Squamish Mountain Film Festival na Columbia Britânica em Julho de 2009 e terá como objetivo principal verificar o estado do meio ambiente e o acesso às distintos lugares de escalada em todas as Américas e estabelecer, se possivel, como uma organização que vise pelo livre acesso aos lugares de escalada em todo o Hemisfério ocidental.

O acesso às montanhas e a conservação do meio ambiente da escalada para as gerações atuais e futuras são fundamentais para qualquer tipo de escalada, seja em rocha, gelo, montanhismo ou boulder. Entretanto, os distintos governos, os donos das propriedades, o desenvolvimento do turismo e até mesmo situações de guerra, restringem estes locais e ameaçam a preservação destes ambientes, que são cruciais para o desenvolvimento da escalada em toda a América.

O Objetivo final do Programa acesso Pan Americano é estabelecer uma discussão de como se obter estas ferramentas para que escaladores de toda a América possam ter o direito de ir para a montanha. O Programa Acesso é um movimento independente que não conta com patrocinios de nenhuma organização, apesar de esperar contar com o apoio de individuos e organizações conservacionistas, de escaladores ou promotores do livre acesso para que assistam e participem do forum.

O Problema no Brasil

O Brasil, como não é diferente do resto dos países americanos, encontra muitos problemas referentes à restrições e proibições dos locais de escalada. Dentre estes lugares, podemos citar, sem fazer muito esforço:

1) Gruta da Lapinha MG
2) Gruta do Bau MG
3) Pico do Baiano MG
4) Cachoeira do Tabuleiro MG
5) Falesia dos Viciados SP
6) Morro Guaraiuva SP
7) Boulderes do Aranha SP
8) Parque Estadual da Gruta do Monge PR
9) Canyon do Guartelá PR
10) Parque estadual de Vila Velha PR
11) Parque Tanguá - Curitiba , PR
12) Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu PR
13) Setor 2, 3 e 4 de São Luis do Purunã PR
14) Parque Estadual do Morro Azul ES
15) Morro do Cabeludo GO

Nesta breve lista está há a exceção dos lugares localizados no Rio de Janeiro, onde a Femerj já atua há algum tempo com o este mesmo programa, tendo inclusive criado o site acesso as montanhas.

Destacamos que no Brasil as restrições vem de todas as esferas, seja do poder público, que proibe a prática de escalada em Unidades de Conservação, como também em propriedades particulares. Os motivos são muito variados e há desde deslizes cometidos por escaladores, quanto intransigência e até mesmo ignorância por parte de autoridades e proprietários de terras.

Veja mais:

Escalada: Esporte proibido?

Publicidade:


Publicidade

Publicidade