Uma produção alemã ganha no Festival de Torelló - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Cinema de Montanha

Uma produção alemã ganha no Festival de Torelló

Andreas Nickel e Jürgen Cwienk receberam o prêmio mais importante do XXVI Festival de Cinema de Montanha de Torelló graças a sua produção ´To the third pole´, um filme que retrata a vida do alpinista Oskar Dyhrenfurth.

Fonte:

A produção alemã ´To the third pole´, de Andreas Nickel e Jürgen Cwienk, foi o filme ganhador da 26ª edição do Festival , Internacional de Cinema de Montanha e Aventura de Torelló, este ano com premiação de 3.000 euros.

Segundo informado pelos promotores do evento, o filme retrata a vida de Oskar Dyhrenfurth, que dirigiu várias expedições ao Himalaya nos anos trinta e, com a chegada do nazismo, se refugiou na Suiça. O filho do escalador, Norman, que foi homenageado nesta edição do festival, uniu a montanha e o cinema com sete grandes expedições ao Himalaya entre 1952 e 1986. Norman Dyhrenfurth juntou sua aficção pela montanha com sua paixão pelo cinema e nos anos 50 e 60 dirigiu destacadas produções em Hollywood junto a Clint Eastwood ou Sean Connery, entre outros, e um de seus filmes maior destaque é ´Americans on Everest´ (1963).

´To the third pole´ ganhou também o Prêmio Boreal e Flor de Neve de Plata para melhor diretor, para ´Journey of a red fridge´, um filme sérvio de Lucian Muntean e Natasa Stankovic, que também obteve o prêmio de melhor Filme Ecológico.

Os outros filmes premiados foram ´Ama Dablam beyond the void´ (prêmio Caixa Sabadell de melhor filme de montanha), ´Play Gravity´ (prêmio GrandValira de melhor filme de esportes de montanha e prêmio FEEC de melhor fotografia), ´La lunga notte´ (prêmio do júri), ´L’altra cara de la forca´ (prêmio FEDME (Federação Espanhola de Montanhismo) de melhor filme espanhol) e ´Mission Treetop´ (prêmio Mountain Wilderness de melhor filme que ressalta a defesa dos espaços naturais).

Por su lado, el premio Temps d’Aventura que otorga un jurado externo al Festival y que se premia con la compra de los derechos televisivos por parte de TVC, ha sido para ´Knoking on heaven’s door´.

Também na quarta edição do Prêmio Caixa Sabadell de Jornalismo de Montanha e Aventura os ganhadores foram: o artigo Accidents de muntanya i tempestes, de Ramon Pascual, publicado na revista Excursionisme, e a reportagem Reserva Natural de Neuvielha de El Mundo de los Pirineos.

Redação AltaMontanha com informações de Desnivel

Publicidade:


Publicidade

Publicidade