Curso de Prevenção de acidentes e auto-resgate em escalada em Curitiba - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Cursos

Curso de Prevenção de acidentes e auto-resgate em escalada em Curitiba

Será realizado entre os dias 22 e 25 de Janeiro de 2009 o PAARE, Curso de Prevenção de acidentes e auto-resgate em escalada em Curitiba.

Fonte: Redação

:: Quer fazer um curso de escalada. Veja o curso oferecido pelo GenteDeMontanha, a agência recomendada pelo site AltaMontanha.com

O curso de Prevenção de acidentes e auto-resgate em escalada é destinado à escaladores com experiência em escalada em rocha, capacitando o participante a realizá-la com segurança através da atualização das técnicas de escalada, de segurança, de descidas, prevenção de acidentes, meios de fortuna e auto-resgate, bem como treinamento.

 ,
Conteúdo do Curso:

Desenvolver e atualizar procedimentos de auto-resgate, aplicação de meios de fortuna, noções de segurança e prevenção de acidentes em escalada em rocha.
 

  • Introdução: Apresentação do seminário, objetivos, participantes e orientadores. Exposição sobre a somatória de erros que causam os acidentes, salvamento, resgate e primeira medida a ser tomada em caso de acidente.
  • Socorros urgentes: procedimentos básicos que podem salvar uma vida.
  • Equipamentos individuais: Abordagem técnica, descritiva e demonstrativa sobre capacetes, luvas, cadeirinhas, mosquetões, cordeletes, fitas, peitoral, freios, blocantes.
  • Equipamentos coletivos: Abordagem técnica, descritiva e demonstrativa sobre cordas, polias, proteções, blocantes e outros.
  • Nós e voltas: Revisão e prática de nós de encordoamento, junção, blocantes, especiais e de alças.
  • Ancoragens: Abordagem prática sobre acertos, erros e diferentes tipos de ancoragens.
  • Técnicas individuais de subida e descida: Aplicações práticas de técnicas individuais em paredes verticais.
  • Sistemas de subida e descida: Aplicações práticas de sistemas individuais e coletivos de vantagem mecânica e baixada de vítima em paredes verticais.
  • Meios de fortuna e auto-resgate: Demonstração e aplicações práticas de meios de fortuna e sistemas de auto-resgate em dupla.
  • Suporte básico de vida: transporte de vítimas e complementos: teoria e prática abordando as maneiras de aplicar conhecimento das técnicas verticais conjugadas com os primeiros atendimentos à vítima.

Itens incluídos: Instrução e acompanhamento, materiais coletivos para aulas práticas, apostila, seguro de acidentes pessoais e certificado de participação.

Itens não incluídos: Transporte, alimentação, hospedagem e equipamento individual.

Datas, horários e locais: De 22 a 25 de Janeiro de 2009. Quinta e sexta das 19h às 23h e sábado e domingo das 08h às 18h. Aulas teóricas quinta e sexta na sede social do Clube Paranaense de Montanhismo, práticas sábado e domingo.

Duração: 24 horas.

Pré-requisitos: Ser praticante do montanhismo com experiência em escalada em rocha.

Equipamentos:

Necessidades de recursos e vestimentas: Requer-se o uso de roupas maleáveis e calçado fechado. Lembrar do lanche, protetor solar, medicamentos pessoais e cantil de água!

Equipamento individual obrigatório: Cinto cadeirinha, capacete, pedaço de corda dinâmica ou estática de 5 a 6m / 10 a 11mm, 2 fitas tubulares / mínimo 2m, 2 cordeletes de 6mm/ mínimo 1,5m, 3 mosquetões com trava, 4 mosquetões sem trava e 1 aparelho de freio, 1 corda 1 UIAA por dupla.

Equipamento opcional: Peitoral, ascensores, descensores, grigri, par de luvas e outros de uso pessoal.
.
Condicionantes para a realização das atividades: Número mínimo de 8 participantes.

Investimento: R$ 270,00 para associados do CPM , e R$ 300,00 para não associados, sendo possível o parcelamento em duas vezes no cheque, sendo o primeiro pagamento à vista no início da capacitação e o segundo 30 dias após.

 

Publicidade:


Publicidade

Publicidade