9b para Chris Sharma?

0

O californiano Chris Sharma encadenou um projeto pessoal em Siurana na Espanha, “Golpe de Estado”, uma via que malhava desde finais de 2007 e que ele define como mais difícil que seus últimos 9a+. Será o primeiro 9b da história?


Chris Sharma pode ter inaugurado um novo nivel de dificuldade na escalada esportiva, 9b. Mas o que é um 9b?

Na graduação francesa, a via mais dificil escalada por um brasileiro, “Pata Negra” e “Hulk”&nbsp, localizadas em Rodellar, Espanha, por Felipe Camargo equivalem a um 8c. No Brasil, a via&nbsp, “Disciplina não ser, Jedi não será”, encadenada por Vini Tordero, é também um provável 8c. Na graduação brasileira, 8c francês é o nosso 11a!

De um 8c para um 9b, há mais três níveis de dificuldade, 8c+, 9a, 9a+ e enfim 9b. O que significa dizer que um 9b pode ser um 12b! Algo ainda inimaginável por aqui.

Uma das vias mais difíceis que havia sido encadenada até agora era La Rambla (9a+), também em Siurana. Ainda que Sharma não goste de falar em grau quando não se tem certeza, o escalador espanhól Dani Andrada, que foi uma das pessoas que encadenou La Rambla, está achando que Golpe de Estado é mais dificil que um 9a+. Eu tentei, e parece que é correto, diz Andrada sobre o possivel 9b de Golpe de Estado.

Golpe de Estado é uma linha direta da via “Estado Critico”, um 9a de força e pressão sem descanços. A nova linha de Sharma faz uma extenção, emendando em um 8c+, totalizando um 9b.

Fonte: Desnivel

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário