O livro que Iñaki Ochoa não publicou - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Obra Póstuma

O livro que Iñaki Ochoa não publicou

´Bajo los cielos de Asia´ ou ´Sob os céus da Ásia´, é a obra escrita pelo escalador Iñaki Ochoa, falecido neste ano quando tentava escalar o Annapurna. Sua edição de 4500 exemplares será colocada à venda na Espanha a partir de segunda feira.

Fonte:

Era um dos seus hobbies. Juntamente as montanhas e a escalada, escrever era uma das grandes paixões do alpinista Inaki Ochoa e foi nos campos bases das muitas montanhas em que esteve que dedicava o tempo necessário à aclimatação para escrever suas histórias e sensações em um livro, cuja existência, poucos sabiam.

O livro ja estava pronto desde 2004, porém Iñaki não conseguiu encontrar uma forma de publicá-lo como queria. Agora, sete meses após sua morte, seu pai, Ignacio Ochoa de Olza Sanz, realizará oficialmente o lançamento do livro.

Segundo seu pai, " foi respeitado o máximo possível de seus textos e da sua visão de como queria que o livro fosse materializado".

A publicação será lançada nesta segunda feira, dia 22 de dezembro de 2008, no Museu de Navarra, e contará com a presença do conselheiro de Cultura e Turismo da cidade de Navarra, Juan Ramón Corpas.

Nas 450 páginas do livro, todas impressas em cores, será possível ler vinte relatos escritos por Iñaki, desde sua primeira viagem ao Yosemite, em 1988, até sua escalada ao K2, em 2004. São histórias que refletem a filosofia, a personalidade e o caráter do alpinista e, principalmente, sua visão de cada um dos 11 "oito mil" que ele possuía em seu currículo.

O livro será colocado a venda inicialmente apenas na Espanha e apenas no idioma espanhol, e terá um custo aproximado de 21 Euros. Parte do dinheiro arrecadado será doado ao projeto solidário que Iñaki materializou, chamado SOS Himalaia. Para isso, 50% dos valores servirão para auxiliar a construção de uma escola, de um orfanato e de um hospital, no Nepal, Paquistão e Tibet.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade