Falece um dos alpinistas perdidos no Aconcagua - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Tristeza na montanha

Falece um dos alpinistas perdidos no Aconcagua

Novas informações dão conta de que um dos alpinistas, que sofreu uma queda e teve várias fraturas pelo corpo faleceu no início da noite desta quarta feira.

Fonte:

Não foi divulgado ainda o nome do alpinista falecido, nem dos outros alpinistas que estão perdidos na região do glaciar dos Polacos.

O diretor da Secretaria de Recursos Naturais de Mendoza, Guido Loza, afirmou que todos do grupo estavam encordados, enquanto baixavam pelo Glaciar dos Polacos, que é formado por gelo e possui aproximadamente mil metros de extensão. "Todos caíram juntos, arrastados uns pelos outros", assinalou Loza.

As autoridades argentinas afirmaram que os montanhistas subiram pela rota noroeste (rota normal), e que quando estavam no cume norte da montanha, quando foram surpreendidos pela tormenta. Aí, equivocados, acabaram se perdendo e tentando descer pelo glaciar dos polacos e acabaram sofrendo a queda que resultou na fraturas que levaram um dos italianos a morte.

Segundo as autoridades, não se tem informações ainda de quem é o guia argentino que estava assessorando os italianos e qual sua experiência na montanha, uma vez que na entrada do parque não ouve registro de que os mesmo haveriam contratado um guia.

"Não é conhecido como guia habitual do Parque", confessou Loza.

Conforme as declarações do pessoal do resgate, o piloto do helicóptero vem tentando explicar ao guia argentino um local seguro para um resgate aéreo, que poderia ser tentado na manhã desta quinta feira, caso as condições de tempo e do vento melhorem.

Saiba mais:

:: Cinco alpinistas estão perdidos no Aconcagua


:: Falece um dos alpinistas perdidos no Aconcagua


:: Equipe de resgate encontra três mochilas, mas não acha os alpinistas

Publicidade:


Publicidade

Publicidade