Pelo menos dois dos montanhistas perdidos no Aconcagua sobreviveram à noite fria - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Ainda há esperança

Pelo menos dois dos montanhistas perdidos no Aconcagua sobreviveram à noite fria

O helicóptero de resgate sobrevoou esta manhã a região onde os cinco alpinistas - quatro italianos e um guia argentino - se perderam, e conseguiram avistar dois dos alpinistas. Apesar do tempo bom da manhã, a previsão é de uma forte tormenta para logo mais.

Fonte:

Durante a madrugada foram retomados os trabalhos de resgate dos alpinistas perdidos no Aconcagua. São quatro italianos, um com morte já confirmada, e um argentino, que seria o guia da expedição.

Eles escalaram até o cume do Aconcagua ontem, e após chegarem ao topo, foram pegos de surpresa por uma forte tormenta. Perdidos, acabaram descendo pela rota do Glaciar dos Polacos, uma difícil pendente de gelo da montanha e acabaram caindo. Na queda, dois dos montanhistas sofreram fraturas.

O resgate montou uma estratégia de chegar ao topo da montanha pela rota normal e aí descer pelo mesmo local que os alpinistas se perderam, porém o péssimo tempo fez com que abortassem a tentativa.

No início da noite de ontem, enquanto uma tormenta muito forte atingia a montanha, a polícia confirmou a morte de um dos italianos, sem precisar nome ou sexo da pessoa. Também afirmou que os outros quatro se encontravam em avançado estado de hipotermia.

Para todos, o pensamento é de que havia poucas esperanças deles sobreviverem a terrível noite que passava. A temperatura girava em torno de -25ºC até -30ºC e os ventos brancos superavam os 70 quilômetros por hora.

Na madrugada de hoje o pessoal do resgate retomou o trabalho. O helicóptero sobrevoou a área onde está o grupo perdido às 6h e 20 min. da manhã, e conseguiu avistar dois alpinistas agitando uma bandeira azul, o que renovou as esperanças do pessoal que está empenhado no resgate.

Ainda não se tem informações do resto do grupo, e o pessoal do resgate tenta chegar até o local onde os montanhistas se estão.

Segundo o comissário Párraga da patrulha de Alta Montanha, "Logo após deixar suprimentos para a equipe de resgate, a aeronave sobrevoou o cume e viu duas pessoas agitando bandeiras. Não se pode falar nada do estado dos outros dois montanhistas, mas há esperança."

Agora o tempo no Aconcagua está muito bom, com céu azul, pouco vento, mas muito frio. Contudo, a previsão do tempo alerta para o ingresso de uma frente fria para as próximas horas.

Nesta manhã, o cônsul da Itália na Argentina, Pietro Tombacini, deslocou-se até a região de Horcones, para inteirar-se do assinto.

Acompanhe:

:: Equipe de resgate encontra três mochilas, mas não acha os alpinistas

:: Cinco alpinistas estão perdidos no Aconcagua

:: Falece um dos alpinistas perdidos no Aconcagua

Publicidade:


Publicidade

Publicidade