Alpes austríacos: 308 montanhistas perderem a vida apenas no último ano - AltaMontanha.com - Portal de Montanhismo, Escalada e Aventuras
Dados são assustadores!

Alpes austríacos: 308 montanhistas perderem a vida apenas no último ano

De acordo com os dados colhidos pela Organização de Segurança Alpina, os Alpes da região austríaca viram, entre Novembro de 2007 a Outubro de 2008, 308 pessoas perderem a vida naquelas montanhas.

Fonte:

Do total, 34 mortes ocorreram em pistas de esqui austríacas, indicou Karl Gabl, presidente da Organização de Segurança Alpina, com sede em Innsbruck.

O maior grupo, cerca de 100 pessoas, morreram enquanto praticavam caminhadas ou montanhismo. Destes, aproximadamente dois terços sofreram ataques do coração. "Possivelmente estas pessoas levaram o estress do trabalho para suas férias", disse Gabl.

Apesar dos ´apenas´ seis acidentes fatais ocorridos por colisões entre 2007 e 2008, Gabl informou que sua organização está tentando implantar uma lei que tornará obrigatório o uso de capacetes por esquiadores.

No grupo dos escaladores, Gabl demonstrou-se surpreso com o número relativamente baixo de mortes: apenas 21, numero que sugere uma maior preocupação com a segurança por parte destes esportistas. "É comum observarmos que a grande maioria dos alpinistas mais técnicos fazem uso de capacetes!"

Entre os mortos, 184 eram austríacos e 79 alemães. Mais de 80 por cento eram homens.

Publicidade:


Publicidade

Publicidade