Cearense escala o maior vulcão do mundo: O Ojos del Salado

0

O montanhista cearense Rosier Alexandre informou hoje que chegou ao topo do Ojos del Salado, a segunda montanha mais alta dos Andes e o vulcão mais alto do mundo.

O montanhista cearense Rosier Alexandre mostra que seu sonho de galgar grandes montanhas não é brincadeira. Ele foi a primeira pessoa do Norte e Nordeste do Brasil a subir o Aconcagua na Argentina, recentemente escalou o Huayna Potosi na Bolívia e agora fez cume no maior vulcão do mundo, o Ojos del Salado.

O Ojos del Salado, de 6893 metros de altitude é a segunda montanha mais alta dos Andes. Ele é um estratovulcão adormecido, o mais alto do mundo. Ele fica situado numa região elevada entre o Chile e a Argentina chamada de "Puna de Atacama".

A Puna de Atacama concentra algumas das maiores montanhas dos Andes, todos vulcões, como o Cerro Tres Cruces, Pissis, Bonete Chico, El Muerto, Cerro Condor, Incahuasi, Llullaillaco, Mulas Muertas. Não são montanhas difíceis técnicamente, mas não são para qualquer um.

A região é uma das mais secas do mundo, este fator, combinado com a altitude cria muitas dificuldades aos escaladores, sendo que muitos não conseguem se aclimatar e por isso são obrigados a descer das montanhas.

O nome Ojos del Salado advém da presença de salares na região, que são desertos de sal muito comuns na Puna do Atacama.

:: Quer escalar o Ojos del Salado? Vá com o melhor guia de montanha da atualidade; Maximo Kausch

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário