Nicola Martinez será homenageado por revista de Aventura

0

Desde 2005 a Revista especializada em esportes de aventura Go Outside premia os destaques de cada modalidade de esportes de ação. Nicola Martinez será o premiado na categoria Escalada.

Desde 2005, a Revista Go Outside elege e homenageia os aventureiros que mais se destacaram em cada ano. A escolha dos 10 premiados de cada ano é feita exclusivamente pela redação, e baseia-se não somente em resultados competitivos, mas também na representatividade desses atletas nas modalidades que praticam, o quanto fizeram pelo esporte e o ineditismo e dificuldade dos desafios a que se propuseram.

A revista já premiou pessoas consagradas, como Ana Elisa Boscarioli e Roberta Nunes (2005), Janine Cardoso (2006) e Cesar Grosso (2007). A quarta edição do prêmio Outsiders, que reconhece os aventureiros de destaque em 2008, acontece em março. Dentre os escolhidos está Nicola Martinez.

Nicola Martinez, ou Nick, como é chamado pelos amigos, começou a escalar em 1998 em Londrina, PR. Sua história na montanha é de superação e muita raça. Em 2001 Nick conseguiu tirar seu passaporte espanhól e daí surgiu a oportunidade de trabalhar na Europa.

Ele trabalhou em Londres como barman, junto com Maximo Kausch. Depois foi para a Itália, onde trabalhou de motorista de caminhão, mas a oportunidade de estar na montanha veio depois, quando ele trabalhou em um refúgio nos Alpes.

Em 2004 Nick foi para Yosemite no Estados Unidos e logo começou a praticar a modalidade de escalada que ele mais gosta: Big Wall. Nick conheceu Dave Turner e aprendeu com ele as técnicas de escalada solitário. Em seguida Nick iria repetir algumas das vias mais difíceis da região, como “When the Hell was in Session”, “Tempest”, “Queen of Spades” entre outras…

Conversando por telefone, Nick diz que ficou surpreso com a premiação e muito feliz pelo reconhecimento. Entretanto ele não esconde que outros amigos brasileiros, que estão na luta como ele, também mereciam destaque, como Fernando Motta do Rio, que foi o primeiro brasileiro a mandar uma via no El Capitán em livre, além do brasiliense Duda que já fez alguns boulders de deixar os gringos impressionados e Maximo Kausch que tem realizado grandes escaladas no Himalaia.

Desde Abril de 2008 Nick é colunista do Altamontanha, onde já publicou diversos relatos de suas andanças pelo mundo. Ele já teve um filme de sua trajetória na montanha indicado entre os melhores do festival de cinema do Rio de Janeiro. Chama-se Nicola Martinez: Na trilha das Rochas.

::Primeira parte do filme, Nicola Martinez: Na trilha das Rochas

::Segunda parte do filme, Nicola Martinez: Na trilha das Rochas

Parabéns Nick, você merece este prêmio!

Nicola Martinez conta com o patrocínio de Territorio Online, Blue Water Ropes, Yates Big Wall Gear.

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário