ABROLHOS – O Mais Acessível Cume do Marumby

0

Para quem desce a Serra do Mar pela Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá e tem a oportunidade de vislumbrar o belo visual que da ferrovia é possível desfrutar, com certeza o panorama mais impressionante é a visão do Conjunto Marumby.


Situado na serra de mesmo nome e dentro do Parque Estadual do Marumby, este conjunto de montanhas foi o marco inicial do montanhismo paranaense e nacional.

Ao chegar a Estação do Marumby, onde o trem de passageiros costuma fazer uma parada rápida, ao seu lado direito temos uma das mais belas paisagens montanhosas do Estado do Paraná: Esfinge, Abrolhos e Torre dos Sinos, montanhas integrantes do Conjunto Marumby que erguem-se imponentes diante dos olhos estupefatos dos turistas e viajantes. E é do Abrolhos que falarei agora.

Visto da Estação, o Abrolhos passa a impressão de ser a mais alta montanha da região. Na verdade ela é a mais baixa com “apenas” 1200 metros de altitude. Esta falsa impressão é passada devido à disposição do Abrolhos e das montanhas ao redor. Ou seja, o Abrolhos é a montanha dominante no visual e a que mais impressiona à primeira vista.

É interessante o fato de que após anos e anos de subidas ao Olimpo, até então único cume atingido no Conjunto Marumby, o Abrolhos foi a primeira montanha a chamar atenção visando uma ascensão. Sua verticalidade representava um desafio, principalmente diante dos recursos disponíveis na época.

O ano era 1937. Diversas tentativas de alcançar o cume do Abrolhos foram feitas. Muitos esforços, muito empenho e muita determinação foram necessários. Devido às encostas pronunciadas, muitas vezes negativas, o Abrolhos era uma montanha que não se entregaria facilmente.

Até que, enfim, o único caminho possível para a subida foi encontrado. Trilha marcada até este ponto, no dia 04 de setembro de 1938 deu-se a ascensão definitiva até o seu cume. Os nomes a serem guardados na história do montanhismo paranaense são os de José Peón, argentino radicado no Brasil desde 1914; Alfonso Hatschbach, empresário, escalador e fotógrafo da capital do Estado; e a dupla Armin e Anna Henkel.

À partir de então o interesse pelos outros cumes do Conjunto Marumby só fez aumentar, mas isso é algo para uma matéria futura…

Hoje em dia a caminhada rumo ao Abrolhos é uma das mais procuradas no Parque Estadual do Marumby. Trata-se da montanha de mais rápida ascensão no Conjunto, o que, no entanto não significa que seja fácil. É subida o tempo todo, com vários trechos com degraus de ferro chumbados na rocha nua. É preciso muita disposição e um bom preparo físico para que você possa desfrutar a vista panorâmica que se tem lá do alto.

Na sede do parque, junto à Estação do Marumby você encontrará toda a informação e estrutura necessária para realizar seu passeio com segurança e diversão. Se possível telefone antes para saber a situação da trilha e condições gerais do parque. O número é (41) 3432-2072. Um forte abraço.

FONTE DE CONSULTA (pesquisa histórica): Coluna escrita por Henrique Schmidlin (Vita) e publicada no Paraná On Line em 29/10/2002.

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Comments are closed.