Alpinista brasileira Karina Oliani faz cume no Ama Dablam

1

A alpinista brasileira Karina Oliani chegou ao cume do Ama Dablam na manhã do último dia 29. Essa é considerada uma das montanhas mais bonitas do mundo.  Ela atingiu o topo da montanha as 5h50 da manhã, no horário local, acompanhada por uma equipe de Sherpas.

Comemorando mais uma montanha em seu currículo

O Ama Dablam possui 6.856 metros de altitude e esta localizado no Nepal, muito próximo ao Everest. Essa é a primeira vez de Karina nessa montanha, entretanto a alpinista já possui experiência nas montanhas no Himalaia tendo estado no Everest, o topo do mundo, por duas vezes (2013 e 2017) e recentemente no cume do K2 no Paquistão.

Para chegar ao topo dessa montanha, Karina precisou ter muita resistência física e psicológica para enfrentar os desafios da altitude aliados às dificuldades técnicas. O Ama Dablam é conhecido por sua escalada em terreno misto de rocha e gelo com paredões verticais e glaciares.

Visual de uma das paredes de escalada.

Além de Karina outros quatro brasileiros tentarão o desejado cume dessa montanha ainda nessa temporada. Eles pretendem atacar o cume na madrugada desse domingo em uma expedição do Gente de Montanha guiada pelo alpinista Maximo Kausch.

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

1 comentário

Deixe seu comentário