AMC faz remoção de pichações no Anhangava

0

Associação dos Montanhistas de Cristo (AMC), clube ligado à Igreja Batista de Curitiba, promove mutirão de limpeza no maior campo escola de escalada do Paraná.

Associação dos Montanhistas de Cristo promoveu neste final de semana um mutirão de limpeza no Morro do Anhangava que focou na remoção das pichações existentes nas rochas do morro.
 
A ação faz parte do conjunto de ações do programa “Adote uma montanha” promovida pela Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME). No Paraná, além da AMC, participam no Paraná o Clube Paranaense de Montanhismo (CPM), que promove ações na Serra da Prata e a Associação Nas Nuvens Montanhismo, que adotou a trilha do Morro Itapiroca. 
 
O Programa “Adote” da CBME consiste em promover a limpeza, manutenção e conscientização ambiental em locais onde se pratica montanhismo e escalada. Ele tem mais de 10 anos com atuações em diversas montanhas no Brasil inteiro.
 
O Morro do Anhangava é o local mais tradicional para a prática de escalada no Paraná. No entanto, sua localização próxima à Curitiba e o acesso facilitado tem lados negativos, dentro eles o vandalismo e também a violência, já que diversos casos de assaltos foram registrados.
 
O Anhangava está inserido dentro de uma Unidade de Conservação, o Parque Estadual da Serra da Baitaca, que foi criado em 2002 como medida compensatória à construção da rodovia Contorno Leste. Passados 11 anos desde sua criação, o Parque segue sem infraestrutura adequada, contando apenas com 2 trailers onde funcionários do Instituto Ambiental do Paraná, IAP realizam um trabalho de registro dos frequentadores que infelizmente não consegue coibir com eficácia a ação de pichadores.
 
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário