American Alpine Club publica advertência sobre o uso de backup no rapel em perneira de cadeirinhas com regulagem modernas

0

O uso de back up no rapel com mosquetão preso na perneira com cordelete e nó Machard (prussik francês) ou auto block é um procedimento padrão e recomendável em rapéis de vias de escalada. No entanto o American Alpine Club faz uma objeção ao uso deste procedimento em cadeirinhas com regulagens automáticas em perneiras.

As chamadas fivelas automáticas das cadeirinhas são aquelas em que o ajuste não precisa do retorno da fita sobre a fivela, precisando somente de apertar a fita que ela se prende automaticamente. Este tipo de fivela existe há bastante tempo, porém elas têm se popularizado cada vez mais.
 
Recentemente o escalador Jason Martin, do American Alpine Club se viu diante do problema sobre o uso do procedimento de auto segurança no rapel com este tipo de cadeirinha e percebeu que uma grande quantidade de pessoas estava posicionando errado o mosquetão da auto segurança.
 
O procedimento da auto segurança no rapel consiste em utilizar um mosquetão simples com um cordelete fechado em anel. O mosquetão é colocado na perneira e um nó auto block, ou Machard é feito abaixo do freio. Se o escalador não movimentar o nó, o freio é travado e o escalador não consegue descender pela corda. Este procedimento é padrão e não exerce força sobre a perneira, mas sim o freio, que é ativado e trava.
 
No entanto, em cadeirinhas com fivela automática, o local onde é colocado o mosquetão pode provocar a abertura da mesma. Veja a primeira foto de cima para baixo ao lado e note a posição do mosquetão.
 
Para evitar uma abertura não intencional da fivela, o mosquetão precisa estar antes da regulagem, ou seja, ele deve estar situado mais próximo da virilha, antes da costura da perneira que liga esta parte da cadeirinha ao loop, como na segunda foto ao lado.
 
Com o surgimento de diversos tipos de cadeirinhas no mercado, é preciso estar atento na reprodução de procedimentos e técnicas de escalada. A questão das cadeirinhas automáticas é apenas um exemplo. O bom é sempre se atualizar, fazer um curso de escalada e estar sendo orientado por um profissional de escalada. 
 
Na última foto ao lado temos o exemplo da reprodução do procedimento da auto segurança no rapel realizada de maneira adequada, compare e atualize-se.. 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário