Arco de pedra natural com 64 m de extensão é achado no Afeganistão

0

Construção natural próxima a Hazarchishma é a 12ª em tamanho do mundo.
Pesquisadores acharam formação durante busca por animais selvagens.


Pesquisadores da Sociedade Conservadora da Vida Selvagem (WCS, na sigla em inglês) encontraram um arco natural de pedra gigante no Afeganistão. A formação rochosa tem 64 metros de extensão e fica em uma área com 3 mil metros de altitude no centro do país, próximo ao vilarejo de Hazarchishma.

O arco foi encontrado no final do ano passado pelos cientistas Chistopher Shank e Ayub Alavi, que vasculhavam a província de Bamyan em busca de caprinos e para visitar comunidades locais. O comprimento do arco foi medido em fevereiro de 2011.

A formação rochosa no Afeganistão assumiu o posto de 12ª maior construção natural deste tipo no mundo – antes ocupado por um arco no estado de Utah, nos Estados Unidos. O maior do planeta fica na província de Guangxi, na China, e mede 122 metros de comprimento na base.

O arco afegão conta com camadas de rochas do período Jurássico – entre 200 milhões e 145 milhões de anos atrás – e da época Eoceno – entre 55 milhões e 34 milhões de anos atrás.

Escalada no Afeganistão

O arco do Afeganistão não tem (ainda) nenhuma via de escalada. Será que existem escaladores aventureiros o suficiente para transformar Hazarchishma num grande point de escalada da Asia Central? Certamente o local tem todo um potencil para isso, porém abrir vias por lá de fato pode ser considerado perigoso.

Fonte: G1

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário