As Lacas também amam…

0

O dia internacional da mulher não poderia ter sido mais pleno, com a união de 120 mulheres na Urca, Rio de Janeiro, florindo a falésia da Babilônia, os boulders do Urubu, as faces do Pão de Açúcar, seus arredores, e a praça da praia Vermelha! (Inacreditável o formigueiro feminino na parede… ahahah)

A minha escalada comemorativa passou pela belíssima via ´As lacas também amam´ (VIIc), no Tótem do Pão de Açúcar!

Eu nunca havia escalada no Totem… Sem dúvida, esta escalada entrou para a minha lista como uma das mais lindas, tanto pela beleza dos movimentos e tipo de agarras, como pelo visual divino do mar e montanhas cariocas que dispensa comentários! (ui, e com algumas lacas instáveis que requerem muito carinho e atenção na hora da pegada, para que elas continuem a amar e a serem amadas… ahahah).
Nesta época do ano, abençoadas pela sombrinha durante a manhã!

Para chegar ao Totem, a trilha é bem gostosa, até mais tranquila que a que vai para a base das vias Italianos, Pássaros, etc, localizada um pouco mais à frente, na pista Cláudio Coutinho.

Chegando na base do Totem, meu parceiro de escalada Bernardo Collares iniciou a escalada pela via ´sikoete´ (VII b)(também muito linda, com lances técnicos e delicados, formada pela junção das vias Sika e Cacoete).

Depois, seguimos pelo final da via ´Limiar das Lacas´ até o início da cordada que segue para as ´As lacas também amam´! Finalizamos a subida pela ´Fendas das Lacas´!

Para quem gosta de fazer força, de uma escalada bem eclética e ao mesmo tempo curte várias cordadas, essa sequência é um filé! Pra guiar, merece um preparo esportivo porque tijola! (Felizmente, só não tem muita aderência, hehe)

A escalada fluiu rapidinho, com o Berna ligando o turbo na frente, guiando com maestria, e eu acelerando em 2º no maior luxo! Valeu por me apresentar mais essa, man!

Conhecida a bela linha e suas proteções, fica a perspectiva de qualquer hora realizar a sequência guiando!

Sendo o trecho das ´lacas também amam´ levemente negativo, o rapel que desce da parada até sua base chega no vazio, por isso requer muita atenção (como todo rapel), e balanço constante para atingir os ´p´s´ da próxima descida.

De volta ao chão, fomos encontrando a mulherada presente na invasão feminina na Urca…

A maioria vestia a camiseta do evento… T-shirt muito show por sinal! Parabéns à Adriana Mello e equipe pela escolha do modelito e à designer que venceu o concurso do logo deste ano!

Saudades dos amigos presentes…Valeu!


 

Janine Cardoso é a atual campeã brasileira de escalada e conta com o apoio da THE NORTH FACE e da CASA DE PEDRA!

Compartilhar

Sobre o autor

Janine Cardoso - Colunista

Janine Cardoso é a maior vencedora de campeonatos brasileiros de escalada, com 8 conquistas. Ela já participou de mundiais e também de diversas etapas de Copas do Mundo. Atualmente é atleta da The North Face.

Comments are closed.