Brasileiros no Andes – Acompanhe aqui as expedições!

0

21/02/2020 – Cume no Osorno

Após escalar o Nevado San Francisco com o time Gente de Montanha, o montanhista José Vicente Junior seguiu para mais uma aventura. Ontem (20/02) ele chegou ao cume do Vulcão Osorno com 2.652 metros de altitude também no Chile. Esse o vulcão ativo e com seu formato cônico perfeito é um dos simbolo dos lagos andinos.

José Vicente no cume do Osorno.

19/02/2020 – Cume no Cerro Plata

Estamos quase no fina da temporada de expedições na Argentina. Mas, ainda em tempo da paranaense Andressa Zanlorenzi chegar ao cume do Cerro Plata de 5935 metros, ontem, dia 18 de fevereiro. Todavia, ela estava acompanhada com o paulista Gabriel Aragão, que chegou até cerca de 5800 metros de altitude, próximo aos destroços do Helicóptero Lama. Os dois fizeram uma expedição independente e sem apoio externo.

Andressa no Cerro Plata

16/02/2020 – Cume no Ermitaño e Peña Blanca

Os montanhistas gaúchos Tiago Pellegrini Korb, Luciana Moro e o paulista Ediceu Pereira finalizaram sua dobradinha na Puna do Atacama e estão retornando para casa. No últimos dias eles alcançaram o cume do Peñas Blancas (6030 metros) e o Ermitaño (6133 metros).

Com estas duas escaladas, os três entram no seleto grupo de andinistas brasileiros com mais de 10 cumes diferentes acima dos 6 mil metros, que até agora contém apenas 11 pessoas. Destaque para Luciana, que além de a pessoa do Rio Grande do Sul com mais cumes andinos, é também a segunda mulher na lista!

O trio realizou uma expedição cheia de aventuras, onde escalaram o Fraile (6062 m), Barrancas Blancas (6119 m), Vicuñas (6067 m), Peñas Blancas (6030 m) e o Ermitaño (6133 metros). Luciana também fez cume junto com Pedrão Abrão no Llullaillaco (sétima montanha mais alta dos Andes com 6739 metros), alcançando assim seu décimo primeiro 6 mil andino!

Vicuñas

Peñas Blancas

Ermitaño

Barrancas Blancas

15/02/2020 – Cume no Ojos del Salado

Os integrantes do time Gente de Montanha chegaram ao topo do Ojos del Salado no dia 13 de Fevereiro por volta das 13 horas. Luiz Cavalieri, Gustavo Belitardo, Marcelo do Valle,  Giuseppe Rufino e Joerg Duemmler. Junto com os guias Pedro Hauck, Sebastian Garcia e Mario Sepulveda.

No mesmo dia o trio de montanhistas Tiago Korb, Luciana Moro e Ediceu Pereira partiram para o Ermitaño e Peña Blanca, dois 6 mil da região. Eles tentarão realizar a dobradinha antes de regressarem ao Brasil e em breve saberemos como finalizaram suas temporadas na Puna do Atacama.

Brasileiros no cume do Ojos del Salado, dia 13 de Fevereiro de 2020.

11/02/2020- Cume no San Francisco

Os integrantes do time Gente de Montanha chegaram ao topo do Nevado San Francisco ontem, 10/02. Todos estão bem e animados com essa experiência. José Vicente, Luiz Cavalieri, Antonio Tsumoto, Gustavo Belitardo, Bernadette Panek, Marcelo do Valle,  Giuseppe Rufino e Joerg Duemmler. Junto com os guias Pedro Hauck, Sebastian Garcia.

BernadetTe Panek no Cume do San Francisco

Antonio Tsumoto comemorando sua conquista.

Equipe Gente de Montanha no San Francisco.

Hoje o time esta descansando e curtindo as termas de Laguna Verde. Amanhã todos deverão seguir para o acampamento Atacama e na madrugada do dia 13 fazer um ataque ao cume do Ojos del Salado.

Banho relaxante e merecido depois de um cume de 6 mil metros

11/02/2019 – Cume no Llullaillaco

A montanhista Luciana Moro e Pedro Abraão chegaram ao cume do Llullaillaco em (06/02). Tiago Korb, Ediceu Pereira e Vinicius Vieira chegaram até os 6.600 metros porém devido as péssimas condições na montanha decidiram descer.

Luciana Moro no cume do Llullaillaco.

” A montanha estava muito nevada e a trilha mal visível por conta da neve. Tinha neve até um metro de profundidade, em alguns lugares a pessoa afundava até a cintura. Esta muito difícil o Puna do Atacama, ainda tem muita neve acumulada de janeiro”, contou Korb.

Após descer do Llullaillaco, o time do Clube Trekking seguiu para Laguna verde, onde encontraram a galera do Gente de Montanha e confraternizaram com um Churrasco.

Churrasco da equipe Gente de Montanha mais Clube Trekking.

Devido as montanhas mais altas ainda estarem com muita neve, eles decidiram atacar várias montanhas na faixa dos 6 mil metros. Ontem a equipe fez cume no Barrancas Blancas com 6.110 metros. Hoje eles deverão atacar o Vicuñas com 6.088m

 07/02/2020- Ojos del Salado e Nevado San Francisco

As expedições para o Ojos del Salado e Nevado San Francisco do Gente de Montanha começaram na última terça-feira (04/02). A equipe é formada pelos montanhistas brasileiros José Vicente, Luiz Cavalieri, Antonio Tsumoto, Gustavo Belitardo, Bernadette Panek, Marcelo do Valle, junto ao italiano Giuseppe Rufino e o alemão Joerg Duemmler. O guia líder dessa expedição é o Pedro Hauck.

Time durante a primeira caminhada de aclimatação.

Após um breve estadia no acampamento da Laguna Santa Rosa, o time fez uma trekking no nevado Siete Hermanos onde eles chegaram até 4.300 metros de altitude. Essa caminha é feita para ajudar no processo de aclimatação. Ontem eles chegaram ao refúgio da Laguna Verde a 4.300 metros, que será a base nos próximos dias. Todos os integrantes do time estão bem e as expedições podem ser acompanhadas em tempo real pelo Spot.

Laguna Santa Rosa

Vista da Laguna Verde – Chile.

07/02/2019 – Aconcágua

O brasileiro Fohat Carvalho está a caminho do Aconcágua acompanhado de outros nove participantes de diversos países. Esta é a última expedição ao topo das Américas com o Gente de Montanha nessa temporada. Ela começou em 03/02 e está sendo liderada pelo guia Eduardo Tonetti.

Time Aconcágua com a parede sul da montanha ao fundo.

03/02/2020– Cume no Cerro Plata

Cume Cerro Plata, um clássico dos Andes.

No último sábado (01/02) o time do Gente de Montanha chegou ao Cume do Cerro Plata com 5.943 metros de altitude. Alessandra Raide, Thiago Mandarini, Leandro Formigone e Eduardo Nuponucenno chegaram o topo da montanha depois de enfrentar cinco quilômetros de muita subida.  Com eles estavam as guia Camila Roldam e Catalina Etura. Hoje o time retornou para Mendoza e amanhã deverão seguir de volta para o Brasil.

03/02/2020– Cume no Fraile

As expedições continuam a todo vapor. No Chile, a equipe de Tiago Korb, Luciana Moro, Ediceu Pereira e Vinicius Vieira chegaram ao cume do Nevado El Fraile com 6.073 metros de altitude. Essa montanha foi escalada pela primeira vez em 1956, porém ainda hoje é pouco frequentada por montanhista. Os quatro amigos foram uma das primeiras equipes brasileiras a chegar nesse cume.

Cume dos brasileiros no Nevado El Fraile.Após o Fraile, o time tentou subir o vizinho, Nevado Incahuasi, porém eles foram surpreendidos por uma nevasca que impossibilitou chegar até o cume. Entretanto, sem desanimar eles partiram para a base do Três Cruces Sur e Central onde encontraram os brasileiros Pedro Abrão, Micaela Ivy Lopez e Felipe Biazon Vizioli.

Novamente o mal tempo impediu que eles chegassem até o topo dessa montanha. “Quando estávamos chegando a 5.800 metros não tinha condições, porque tinha neve até os joelhos e estava muito pesada a caminhada”, relatou Korb. Então a equipe decidiu retornar a Copiapó e se preparar para o Llullallaico, uma montanha com 6.678 metros que será o próximo desafio do time.

31/01/2020 – Cerro Plata

Hoje o time da expedição do Cerro Plata subiu do Acampamento Salto para Hoyada a 4700 metros de altitude. Para isso, foram cerca de 2 km de caminhada que já haviam sido feitos ontem. Entretanto, a equipe optou pela estratégia de aclimatação de carregar alto e dormir baixo. Assim, o corpo tem mais tempo para se acostumar com a altitude, sem contar que se descansa melhor nos acampamentos mais baixos.

Equipe a caminho do Acampamento Hoyada.

O clima esta favorável e o time esta bem. Por isso, amanhã haverá a primeira tentativa de cume, onde os cinco integrantes do grupo e as guias terão que vencer cerca de 5,5 km de distância e 1270 metros de altimetria acumulada.

Clima seco no Cordón del Plata

28/01/2020 – Cerro Plata

As expedições nos Andes estão de vento em popa. Enquanto o pessoal que escalou o Aconcágua está voltando para casa, uma expedição do Gente de Montanha iniciou a escalada ao Cerro Plata no último dia 26/01. Para tanto, eles caminharam até o Acampamento de Veguitas Superior. E ontem fizeram uma caminhada de aclimatação até o cume do Cerro Adolfo Calle com 4.200 metros de altitude.

Início da caminhada no Cerro Plata.

Cume do Cerro Adolfo Calle com 4200 metros.

Fazem parte do time: Alessandra Raide, Thiago Mandarin, Eduardo Nuponocenno, Keiko Hamasato Karasawa e Leandro Formigone. Eles estão sendo liderados pela guia Camila Roldan, acompanhada por Andressa Zanlorenzi.

26/01/2020 – Chile

Os brasileiros Tiago Korb, Luciana Moro, Ediceu Pereira e Vinicius Vieira também iniciaram uma expedição pelo Clube Trekking em busca de sete cumes com mais de 6 mil metros nos Andes. Eles começaram a aventura pelo Puna do Atacama, aclimatando no Mulas Muertas.

Laguna Verde desde Mulas Muertas.

Agora eles se preparam para escalar o 1º seis mil da lista, o El Fraile com 6.073 metros.

26/01/2020 – Cume no Aconcágua

Ontem o time do Gente de Montanha atingiu o cume do Aconcágua. Fizeram cume os guias: Maximo Kausch, Edu Tonetti, Jorge Spur e Maria Tereza Ulbrich. Junto estavam Debora Lacorte, Andrea Lambertucci, Ana Licia Sudo, Luciomar da Costa Rodrigues, Aleomar Donatti Gallassi, Nataliya Bortkevich (Rússia ),  Jose Manuel Landa Garcia (México), Ryo Shigamoto (Japão), Benjamin Zarbock (Reino Unido).

Momento especial para Maria Tereza Ulbrich, que fez sua décima terceira montanha acima dos 6 mil metros e Aleomar Galassi, que já havia tentado o Aconcágua antes e chegou a seu décimo segundo 6 mil!

Parabéns a todos!

GenteDeMontanha no cume do Aconcagua, 25 de janeiro de 2020.

22/01/2020 – Aconcágua

Ontem, o time Gente de Montanha saiu do Acampamento Base do Aconcágua, Plaza de Mulas, e seguiu até plaza Canadá, o primeiro camping de altitude. Após pegar um belo pôr-do-sol eles jantaram e descansaram. Hoje pela manhã, o grupo acordou cedo, pegou suas mochilas e bastões de caminhada e partiu com destino a Nido de Condores a 5.600 metros de altitude.

Todos estão bem e animados com a possibilidade de cume ainda dentro dessa semana. O time deverá aproveitar as boas condições climáticas com tempo seco e pouco vento para avançar até os acampamentos superiores.

20/01/2020 – Aconcágua

Time reunido em Plaza de Mulas.

Fim de semana agitado na expedição do Aconcágua. No último sábado o time do Gente de Montanha chegou a Plaza de Mulas, também conhecido como acampamento base do Aconcágua a 4.300 metros de altitude. O time foi recepcionado com um deliciosos almoço com o típico churrasco argentino e conheceram a galeria de arte mais alta do mundo e a “La isla de Miguel” uma pequena praça montada no meio do acampamento.

Churrasco em Plaza de Mulas

La isla de Miguel

Ontem, parte da equipe subiu para Plaza Canadá porteando alguns equipamentos e outros sete integrantes do grupo seguiram para o Cerro Bonete, uma montanha de 5050 metros de altitude com uma vista privilegiada para o Aconcaguá.

Cume Cerro Bonete

Hoje o dia foi reservado para o descanso, preguiça e muita hidratação. Amanhã o time todo deve seguir para Plaza Canadá, o primeiro acampamento alto a 4.900 metros de altitude.

15/01/2019 – Aconcágua

Começou hoje mais uma expedição no teto das Américas. O time liderado por Maximo Kausch conta com onze montanhistas brasileiros: Rudi Sauer, Karina Menezes, Ronald Pietre, Claudio Marcio, Aleomar Galassi, Ana Licia Sudo, Andrea Lambertucci, Diego Fagundes, Luciomar Rodrigues, Débora Lacorte e Maria Tereza Ulbrich.

Além dos montanhistas brasileiros também estão nessa expedição Benjamin Zarbock, Nataliya Bortkevich, José Manuel Landa e Frederico Martines.

Equipe reunida em Mendoza

A equipe dormiu em Penitentes e pela manhã seguiu para entrada do parque em Horcones. Após um delicioso almoço em Puente del Inca o time iniciou a caminhada rumo a Confluencia, o primeiro acampamento do Aconcágua. O tempo esta firme e a previsão é de tempo bom nos próximos dias.

Puente del Inca marca o início da caminhada

09/01/2020 – Cume no Aconcágua

Dois brasileiros chegaram ao topo da maior montanha das Américas no último dia 07/01. Fernanda Gama e Edson Akabane fizeram cume ao lado do guia Gente de Montanha, Sebastian Garcia. Entretanto não foi uma escalada fácil, pois as condições climáticas na montanha viraram conforme a previsão. Assim, ao chegar na travessia do Aconcágua o time pegou ventos de mais de 60 km/h.

Leonardo Pires, Pedro Sano e Jeni Valentine que também estavam no time superaram todos os seus limites e chegaram bem próximos do cume, mas devido as complicações causadas pelos fortes ventos, neve e ao cansaço precisaram retornar.

Hoje eles estão em Plaza de Mulas em segurança e descansando antes de retornarem para Mendoza.

Time Gente de Montanha no cume do Aconcágua

Trecho “La Cueva” antes da nevasca chegar.

Descida para Plaza de Mulas após a nevasca.

Em Plaza de Mulas.

06/01/2020- Aconcágua

O Aconcágua continua seco e  a expedição liderada por Pedro Hauck continua subindo a montanha. Entretanto  há uma tempestade se aproximando. Por isso, eles vão adiantar o dia de ataque ao cume para amanhã (07/01). Todos estão bem e animados e já carregaram os equipamentos para o último acampamento. Os dias de tempo bom nos acampamentos anteriores permitiu que eles chegasse com menos esforço até Colera onde estão agora se preparando para chegar ao topo das Américas.

Nas nuvens os primeiros sinais de tempestade chegando, visto de Nido de Condores

06/01/2020 – Cerro Plata

Nove integrantes do time Gente de Montanha chegaram ao cume do Cerro Plata nessa última sexta-feira ao lado dos guias da equipe. Eles pegaram um pouco de neve, mas nada que impedisse a comemoração no topo dessa montanha clássica do andinismo. E para comemorar a escalada parte do grupo foi para as vinícolas, onde degustaram os vinhos tradicionais de Mendoza.

Time no Cume do Cerro Plata – Foto: Luciana Barreiro.

Caminhada para os acampamentos altos.

Admirando a vista dessa montanha com mar de nuvens.

02/01/2020 – Aconcágua

Após uma recepção confortável em Confluencia, o segundo time já chegou em Plaza de Mulas onde passaram a virada do ano. Eles já começaram a portear os equipamentos para Plaza Canadá. Mas como está muito seco na região, eles precisarão portear água para cima.

Time em Plaza de Mulas

Recepção em Confluencia.

O guia Jorge Spur, junto com parte do time Gente de Montanha (Fernanda, Edson, Pedro, Leonardo e Roberto) subiram o Cerro Bonete para aclimatar. O Roberto Aoki terminou o seu treeking ao acampamento base do Aconcágua e esta retornando para Mendoza. Já o restante do grupo deverá seguir para Plaza Canadá.

Cume no Cerro Bonete com 5050 metros de altitude.

Aconcágua sem neve visto do Cume do Cerro Bonete.

02/01/2020 – Incahuasi

Enquanto isso em Catamarca no Chile, os marumbinistas Paulo César Azevedo (Máfia), Rosane Zeni (Frida), e Ermínio Gianatti estão fazendo a aproximação no Passo San Francisco para escalar o Incahuasi. Eles pegaram uma tempestade que causou deslizamentos de terra e parte da estrada foi carregada com a enxurrada. “O tempo aqui está péssimo. Começa a chover por volta das 15h e vai até as 22 horas”, escreveu Máfia. Ainda assim eles permanecerão na região aguardando o tempo melhorar.

02/01/2020 – Cerro Plata

No último dia do ano no Cerro Plata teve neve e muita comemoração. Ontem, eles começaram o ano com a caminhada até o acampamento de La Hoyada a 4.700 metros de altitude. Esse é o último acampamento antes do cume. Mesmo com a neve, o tempo continua aberto e bom e a tentativa de deverá acontecer nas próximas horas.

Galera reunida a caminho do Acampamento Salto.

 

30/12/2019 – Aconcágua

Primeiro cume no Aconcágua da temporada. Vinzenz Anton Fleischhacker chegou com o guia Eduardo Tonetti ao cume do Aconcágua na tarde de ontem. João Gabriel Heerdt superou todos os limites e conseguiu chegar a 6.800 metros de altitude, no trecho conhecido como ombro. Agora eles estão retornando para Plaza Del Mulas onde irão descansar antes de retornar para Mendoza.

Primeiro cume no Aconcágua nesta temporada.

Descanso em Plaza de Mulas.

30/12/2019 – Cerro Plata com cume no Adolfo Calle

Hoje o dia começou com um belo café da manhã brasileiro no Acampamento Vega Superior na expedição do Cerro Plata. Essa refeição reforçada é para repor as energias gastas ontem, quando o time chegou ao cume do Cerro Adolfo Calle, um pico de 4.200 metros de altitude sem dificuldades técnicas, mas com uma bela vista para as montanhas do Cordón del Plata.

Todos estão bem, se alimentando, hidratando e fazendo yoga para aclimatar melhor. Hoje eles caminham até o Acampamento de Salto a 4.300 metros de altitude.

Acampamento Vega Superior no Cerro Plata.

Cume do Cerro Adolfo Calle

Caminhada para o primeiro acampamento.

30/12/2019 – Cruce de Los Andes

Ontem começou a caminhada do time do Cruce de Los Andes. Nos próximos dias eles atravessarão a cordilheira em um dos trekkings mais bonitos do mundo. O time se reuniu em Mendoza em 28/12 e ontem chegou a Yaretas.

Time reunido para os últimos preparativos da expedição.

Fazem parte dessa aventura: Mariana Guimarães Sá, Leandro Saito, Osmar Carlos Bonfinger, Walter Martin Widmer, Marinez Scherer, Sara Estevam Dias, Celia Kano, Edson Araujo Magioni, Marcela do Carmo Vieira, Celso Momoi, Tascila Amemiya, Tatiana Hoffmann, Fabio de Sá Piva, Gabriella Gomes Copello Piva, Karolyne de Oliveira, Renata Yamao, Bernardo Novarini, Luciano Fontes, Francisco Jorge Pinheiro, Jeanete Lopes Naves , Sumika Mori Lin e Alexandre Reis Pereira de Barros. Os guias são Vinícios Rangel Tonetti, Angel Ezequiel Armesto e Germam Agostin.

Saindo do hotel em Mendoza, próxima parada as montanhas.

28/12/2019 – Cerro Plata

Ontem começou oficialmente a expedição para o time do Cerro Plata. Eles chegaram até Vallecitos com 2900m de altitude de van onde dormiram em um refúgio na base das montanhas. Hoje foi dia de começar as caminhadas de aclimatação. O grupo levantou bem cedo e segui até Vegas Superior, o primeiro acampamento, para isso eles levaram cerca de 1:30 caminhando.

Fazem parte do time: Luciana Amador Soto Barreiro, Michelle Kitze, Elio Luiz Nehls Junior, Carla Nehls, Victor Dalla Vechia, Márcio Mattoso Miskulin, Daniel Roque, Fabiana Maldi, Diego Falleiros, Isabela Strollis, João Francisco Blanco Almeida e Rogerio Pereira Faria de Oliveira. O grupo esta sobre o comando das guias Maria Tereza Ulbrich e Carla Cespedes.

Pessoal animadíssimo a caminho do refúgio!

Primeiro dia na base da montanha.

28/12/2019 – Aconcágua

O segundo time do Aconcágua chegou a Confluência, o primeiro acampamento da expedição. Hoje eles deverão fazer uma caminhada de aclimatação até Plaza Francia onde terão a vista da face sul do Aconcágua.

Ontem eles almoçaram na Ponte Inca e aproveitaram o tempo aberto e quente para fazer uma caminhada de quase 4 horas de Horcones para Confluência.

Tempo aberto em Penitentes, uma pequena cidadela antes da entrada do Parque Provincial do Aconcágua.

A famosa Ponte Inca na Entrada do parque.

Primeira vista do colosso das Américas desde a trilha de aproximação.

26/12/2019 – Aconcágua

Depois de um agradável dia de Natal em Plaza de Mulas o time Gente de Montanha seguiu para Nido de Condores para mais um dia de aclimatação.

Enquanto isso o segundo time para o Aconcágua já chegou a Mendoza. Eles deverão se reunir essa noite para acertar os últimos detalhes da expedição e amanhã partirão juntos para essa montanha incrível. Fazem parte do sugundo time os montanhistas: Edson Akabane, Pedro Sano, Roberto Aoki, Fernanda Gama, Leonardo Pires e Jeni Valentine.

Feliz Navidad!! Comemoração em ritmo argentino!

Caminhada para Nido De Condores.

 

24/12/2019 – Natal em Plaza de Mulas

A expedição de Dezembro do GenteDeMontanha teve um dia de descanso em Plaza de Mulas, acampamento base do Aconcágua a 4300 metros de altitude. Hoje o israelense Michael Koszov decidiu abandonar a expedição, entretanto, João Gabriel Heerdt e o austríaco Vinzenz Anton Fleischhacker continuam firme e amanhã eles subirão à Plaza Canadá a 5 mil metros para passar a noite.

Antes disso eles aproveitaram a véspera de Natal para descansar e comer bem. Além disso, mais cedo houve churrasco e agora há uma celebração pela data festiva.

João Gabriel , Jorge Spur, Michael, Vincenz e Edu Tonetti em Plaza de Mulas com o Aconcágua ao fundo.

O tempo está bom nos Andes e tudo indica que esta será uma temporada seca e quente. Todavia nas últimas noites Plaza de Mulas teve uma temperatura de 11 graus, considerado muito quente para o local durante a noite.

A dificuldade, no entanto, fica sendo a falta de água, pois é preciso ter gelo para derreter e assim os montanhistas terem água para beber e cozinhar.

Enquanto isso em Mendoza, várias expedições se preparam para partir. No dia 26 começará uma segundo expedição ao Aconcágua pelo GenteDeMontanha, a empresa curitibana também terá outra expedição ao Cerro Plata e na sequência o Cruce de los Andes, uma travessia de Mendoza até Santiago no Chile.

23/12/2019 – Expedição Aconcágua

Uma expedição do Gente de Montanha ao Aconcágua abriu oficialmente a temporada de montanha na Argentina, no último dia 17/12. E nada melhor do que começar com uma das expedições a maior montanha das Américas!

Início da caminhada no Parque Provincial do Aconcágua

Essa expedição terá 17 dias de duração. No momento, o time Gente de Montanha está em Plaza de Mulas, onde irão descansar depois de uma caminhada de aclimatação que foi até Plaza Canadá. Ontem os participantes dessa escalada tiveram o tradicional churrasco Argentino de domingo, regado à boa música e descontração.  João Gabriel Heerdt é o representante brasileiro nessa expedição, ao lado dele esta o israelita Michael Koszov e o austríaco Vinzenz Anton Fleischhacker.

Time Gente de Montanha com os guias Edu Tonnetti e Jorge Spur.

Todavia a temporada nas montanhas da Argentina e Chile está só começando. Ela se estenderá até fevereiro e terá mais 12 expedições para diferentes montanhas. Dia 26/12 começa a segunda expedição para o Aconcágua junto com o Trekking ao Acampamento Base do topo das Américas.  Também nesse dia, o time do Cerro Plata inicia sua jornada. E no dia 28/12 será a vez dos trekkers do Cruce de Los Andes aterrissar em Mendoza.

Desejamos a todos vocês uma excelente aventura! Aproveitem cada momento com saúde e alegria! Enquanto isso, nós continuaremos acompanhando vocês passo a passo!

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário