Capacete na escalada usar ou não?

0

A utilização de capacete na escalada em rocha é sem dúvida obrigatória para a boa prática do esporte. No entanto não é isso o que vemos por aí. Em alguns estilo de escalada, ela é quase sempre ignorada. Afinal devemos ou não usar capacete para escalar?

Em todos os cursos de escalada, pelo menos nos meus, o uso de capacete é sempre obrigatório! Se uma pedrinha do tamanho de um seixo cair na sua cabeça e você não estiver com capacete, é possível que ela possa causar um corte. O mesmo se alguém derrubar um equipamento. Obviamente se uma pedra grande te atingir na cabeça, capacete algum irá te salvar, mas eles não servem só para isso.

Um dos causos mais engraçados em que o capacete salvou a vida de alguém aconteceu com o Natan, presidente da FEPAM, e o Juliano Santos no Marumbi, quando o ultimo levou uma queda na segunda enfiada da Maria Buana, caindo em cima da cabeça do Natan. A bunda do Juliano esmagou a cabeça do Natan contra a rocha, e o capacete rachou no meio.

Outro caso não muito engraçado, aconteceu com o Maximo Kausch no Hidden Peak no Paquistão, quando ele atravessava uma ponte natural de gelo sobre uma greta e ela cedeu. Ele levou uma queda enorme, ficando entalado lá dentro do buraco gelado. Uma parte da ponte de gelo demorou para ceder e caiu mais tarde em cima da cabeça dele, talvez uma centena de quilos de gelo que também quebrou o capacete em dois. O Maximo ficou tonto e só não morreu por que é um cabeça dura.

Um caso comum na escalada, é um guia levar uma queda e a corda estar na trajetória da queda, fazendo que ele sofra uma “rasteira” e bata a cabeça na pedra. Se alguém estiver sem capacete neste caso, pode se machucar muito gravemente. Isso pode acontecer em vias mais  comprometedoras de parede, ou também em vias fáceis, não há um tipo de via em que isso pode acontecer e isso é mais comum do que se imagina.

São muitos os casos onde o capacete pode evitar uma lesão grave, mas mesmo assim as pessoas são muito negligentes com sua segurança e o motivos pra isso não falta: De todos os equipamentos de escalada, geralmente as pessoas deixam pra comprar em último lugar o capacete, pois é possível escalar sem ele, enquanto que escalar sem corda, cadeirinha, sapatilhas etc, não. Segundo, capacetes não são tão baratos, Terceiro, capacetes são grandes e incômodos para levar na mochila, quarto, capacetes tiram a aquela sensação de liberdade que temos ao escalar.

Ora, notem que todos os motivos que listei acima são desculpas. Adicione a isso o fato das pessoas serem muito auto confiantes, ou seja, sempre acham que não precisam usar capacete por que por que na via em que vão escalar não irá cair uma pedra do topo, e eles não vão cair e ninguém irá cair em cima deles. Mas como conseguem ter tanta certeza?

Confesso que não é sempre que uso capacete, exatamente pelo último motivo que listei, esta arrogância de achar que tudo vai dar certo. De fato, também não dá pra ser sempre prevenido, senão teremos que sair de casa com a mochila cheia de equipamentos de resgate etc. Mas colocar um capacete a mais na mochila não irá ser tão incomodo. Será?

Enfim, deixe de ser mão de vaca e negligente com sua segurança enfie uma coisa na sua cabeça: Capacete na escalada é sua segurança!

Se você ainda está em dúvida de qual o melhor capacete para você, não deixe de conferir o vídeo abaixo:

:: Aproveite esta matéria e compre um capacete de escalada com desconto na Loja do AltaMontanha

Compartilhar

Sobre o autor

Pedro Hauck - Equipe AM

Pedro Hauck é montanhista e escalador desde 1998. Natural de Itatiba -SP, reside atualmente em Curitiba-PR. Pedro gosta de escaladas clássicas e também de montanhismo de altitude, já tendo escalado algumas das mais altas dos Andes. É geógrafo, mestre em Geografia Física e atualmente faz doutorado em Geologia ambiental. Visite o Blog de Pedro em www.pedrohauck.net

Comments are closed.