Com trajes típicos, Alicia Quispe, índia aymará e cozinheira, escala o Huayna Potosi

0

Índia aymará trabalha há anos como cozinheira para expedições comerciais na Bolívia, mas nunca havia feito cume em uma montanha. Usando trajes típicos ela decidiu experimentar a sensação de chegar de chegar ao topo de uma montanha de 6 mil metros.

Alicia Quispe dedica anos de sua vida como cozinheira de expedições comerciais às montanhas de seu país, a Bolívia. Ela já está acostumada a carregar peso nas costas e estar em lugares frios em meio ao gelo e ao vento, mas nunca havia ido até o topo.
 
Na ultima quarta feira, Alicia decidiu ir além dos acampamentos altos e chegar ao topo de uma montanha de gelo. Junto com seu marido, o guia Agustín Alaña, seu filho Fabrício e Julio Choque, primo de Agustín, eles foram ao Huayna Potosi, montanha de 6088 metros de altitude localizada a cerca de 30 quilômetros de La Paz e que é o centro de montanhismo mais popular do país andino.
 
Alicia e seu grupo partiu para o cume às 2 da madrugada e chegaram ao topo aproximadamente às 7 da manhã. Apesar de ser um grande desafio para montanhistas iniciantes, foi um passeio de família. “Faz tempo que nos diziam para irmos ao Huayna Potosi passear até o cume” Disse Julio à reportagem.
 
Julio e Agustín são experientes guias de montanhas. Ambos são formados pela UIAGM e já desafiaram as ladeiras do Huayna Potosi mais de cem vezes cada um. 
 
Alicia por sua vez não quis deixar de vestir os trajes típicos das índias Ayamará, etnia que habita as terras altas da Bolívia. De acordo com Julio ela relutou em colocar a jaqueta de alpinista, única peça não indígena junto com o capacete e a bota dupla que ela usou. Mostrando o orgulho de ser uma “chola” boliviana, foi até o cume com as tranças e saias que usa em seu dia a dia.
 
Orgulhosa, Alicia tirou a jaqueta de pluma de ganso e usou sua blusa indígena para tirar a foto de cume. Foto esta que circulou as redes sociais, viralizando positivamente. “Fiquei surpreso com os comentários de felicitações que fizeram nas fotos”. Disse Julio.
 
Por conta da ótima experiência, a família agora quer escalar mais montanhas em seu país.
 
Veja mais:
 
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário