Comemoração e confraternização nas alturas

0

Neste último sábado, 15 de setembro de 2012, aconteceu evento único no cume do Morro do Canal que reuniu várias gerações do montanhismo paranaense em comemoração da conquista definitiva da montanha chave para a mítica travessia Alpha-Ômega na Serra do Marumbi.

No sete de setembro de um distante ano de 1962 partiram, da localidade de Melanço, os aventureiros Arlindo Renato Toso, Henrique Paulo Schmidlin (Vitamina) e o já falecido Ronaldo Cruz (Bigode) para no dia seguinte abrir a facão a rota até hoje usada na ascensão da montanha mais ocidental do conjunto Marumbi.

Por encontrarem intrincada rede de fendas e gretas na parte intermediária da montanha, resolveram batizá-la com o nome de Canal que juntamente com a trilha perpetuou-se nos mapas e na história do montanhismo do Paraná.

Vitamina, o veterano conquistador com 82 anos de histórias e aventuras pelas montanhas escalou mais uma vez as pedreiras do Morro do Canal para receber com um brinde de “champanhe” gelado e entrega de um certificado a todos que ousaram subir a montanha debaixo de sol infernal com temperaturas próximas dos 30ºC e aproveitou a ocasião para oficializar o convite para a festa do centenário.

A confraternização teve início às oito horas da manhã e se estendeu até as 16:00 horas onde marcaram presença alguns grandes nomes do passado e do presente em conjunto com a promissora geração que fará o futuro do montanhismo no Paraná espelhados no exemplo de empreendedorismo, liberdade, garra e tolerância do veteranoVitamina, patrimônio ético e moral do montanhismo brasileiro.

Compartilhar

Sobre o autor

Julio Fiori - Equipe AM

Julio Cesar Fiori é Arquiteto e Urbanista formado pela PUC-PR em 1982 e pratica montanhismo desde 1980. Autor do livro "Caminhos Coloniais da Serra do Mar", é grande conhecedor das histórias e das montanhas do Paraná.

Comments are closed.