CPM realiza mutirão no Pico Paraná

0

O Clube Paranaense de Montanhismo realizou mais um mutirão nas trilhas do Pico Paraná.

Neste ultimo sábado, dia 24/09, o CPM realizou mais um trabalho de recuperação ambiental da trilha que dá acesso ao Pico Paraná, montanha mais alta do Sul Brasil localizada na Serra do Mar em Campina Grande do Sul/PR.

Com poucos participantes, devido às condições de tempo, os associados do clube de montanha realizaram a contenção de erosão da trilha nas proximidades do Morro do Getulio, a 1400 metros de altitude. Nesta localidade a trilha está bastante erodida e a água das chuvas escoam pelo caminho dos montanhistas provocando ravinamentos.

O trabalho consistiu na instalação de barreiras de madeira que quebram a energia da água e ao invés de provocar sulcos, a água agora começa a sedimentar o material carreado.

O mutirão foi conduzido pelo ex. presidente do clube, montanhista e engenheiro Florestal Marcelo Brotto, que está aproveitando a experiência dos mutirões na montanha para elaborar uma metodologia de diagnóstico de danos em trilhas e soluções para amenizar o impacto de visitantes em montanhas tropicais.

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário