Desejo premente

0

Ansiedade – palavrinha que no dicionário Houaiss possui dois significados:
1. Angústia, inquietação, intranquilidade, falta de calma;
2. Desejo premente


Faltando exatamente duas semanas para o Campeonato Panamericano de Escalada no Equador, faço uso dessa palavra, abraçando com força seu significado nº 2…

E, eu diria que, pode ser considerado um desejo duplo…
Afinal, além de mais uma vez colocar à prova meus treinamentos e dedicação para o cénário de competição, pela primeira vez, meu corpo, minha mente e minha alma entrarão em contato com os desafios da alta-montanha, visando os 5875 metros do Vulcão Cotopaxi…

Não tenho a menor ideia do que irá ocorrer com meu organismo, se tenho aptidões para esse estilo de escalada, se as dores de cabeça serão mais ou menos insanas conforme ouvi falar, se ficarei apavorada, cansada e desistirei no início, no meio ou no fim do caminho, se chegarei lá em cima, em que estado físico e emocional chegarei…

Só sei que quero fazer o meu melhor conforme as circunstâncias e oportunidades, e desejo muito experimentar!

Entonces, contactei um guia indicado pelo Jose ´Pepe´ Moreano Diaz, presidente da UPAME (Confederação Panamericana de Esportes de Montanha e Escalada) e vamu que vamu vivenciar dois extremos do montanhismo em 10 dias de viagem…

Para isso, tenho tentado viajar para a montanha quase todo final de semana, visando mesclar caminhadas com escalada esportiva, mantendo minhas corridas adaptadas a esse novo desafio…

Nessa ´onda´, no último domingo carreguei a escaladora paulista Fernanda BB para a Pedra do Baú, para curtirmos mais uma vez a clássica via Ensaio de Orquestra (7a), localizada na Face Sul….

Eu adoro essa via…
Acabo escalando-a uma vez por ano, pois, além de ser uma linha muito linda, é uma via que fica na sombrinha em dias ensolarados como os que fizeram nesse f.d.s. na região de São Bento do Sapucaí…

(com direito a escalar de agasalho, boa pedida principalmente na hora de ficar parado dando segurança próximo ao cume do Baú).

Essa via oferece a parada inicial em apenas uma chapa (que diga-se de passagem, está girando!!) localizada do lado esquerdo da árvore por onde se sobe para a via Normal do Baú…
Nessa mesma proteção, o segurador fixa seu auto-seguro…

A meu ver, o crux psicológico dessa via é exatamente desta primeira chapa para a 2ª, pois os lances são bem delicados… Em caso de uma queda, o segurador que se cuide, pois a tendência é o guia cair dando uma voadora mais ou menos na altura que fica o segurança!

Felizmente, não experimentei ainda esse vôo, mas confesso que xingo internamente esse curto trecho cada vez que entro nele…

Igualmente proporcional a esse medo, é a sensação de extâse após dar o famoso ´tapa´ no platô que abriga a próxima proteção!

Daí em diante, é pura alegria, com uma mescla de lances fáceis até entrar em uma parte um pouco mais negativa da via, considerada mais atlética!
Eu deliro nesses lances!

Eis uma filmagem dessa escalada, direto do túnel do tempo

Em seguida, com pouco treino e muita perseverança, a Fê foi ao meu encontro até o final, interagindo com sua tendinite, com pêndulos, prussiks, tagarelices e palavrões ecoando pelo Complexo… hehehe!
Valeu mulher!!!

A Ensaio oferece ao todo 17 proteções fixas ao longo de seus quase 60 metros. Como boa parte da via sobe seguindo na transversal para a esquerda, é indicado o uso de costuras longas, principalmente para quem quiser realizá-la diretamente até a parada final, feita normalmente em uma árvore potente, com back-up em outra um pouco mais abaixo…

E enfim… Pedra do Baú + Pedra da Divisa + tempo estável + amigos + ansiedade nº 2 + confraternização gastronômica costuma ser uma ótima pedida para finais de semana!

Conforme me disse um amigo experiente em alta montanha, perfeito seria poder praticar meus treinos nessas duas semanas que antecedem a trip para o Equador, em lugares como Itatiaia, RJ, onde a altitude chega a 2790 metros, quase tão alta quanto a cidade de Quito (2900 metros)…

Porém, como o tempo é curto, uma boa ideia é aproveitar a Abertura da Temporada de Montanhismo Paulista que acontece no próximo final de semana, dia 8, no Pico do Jaraguá em São Paulo, e tentar dar uma corridinha por lá, aproveitando seus 1.135 m…

O evento é aberto a todos os interessados, com festival de slackline, oficinas técnicas, exibição de curtas de montanha, escalada e caminhadas. Horário: das 9h às 17h – (Cronograma completo do evento)

Antes de me despedir, indico que leiam o ótimo conteúdo do texto a seguir, uma crítica, na minha opinião, cheia de propósito, que reforça a filosofia do montanhismo e ao mesmo tempo, lembra que nós, montanhistas, fazemos parte de uma comunidade que verdadeiramente valoriza e se preocupa com o meio ambiente em todas as esferas: Qual é o limite de sua obediência?

Bons treinos turma! e FELIZ DIA DAS MÃES a todas as mamães do mundo!!

Beijo,
Jan 

Compartilhar

Sobre o autor

Janine Cardoso - Colunista

Janine Cardoso é a maior vencedora de campeonatos brasileiros de escalada, com 8 conquistas. Ela já participou de mundiais e também de diversas etapas de Copas do Mundo. Atualmente é atleta da The North Face.

Comments are closed.