Domingos Giobbi faria 90 anos hoje

0

Giobbi que faleceu em 2013 foi fundador do CAP e é considerado o pioneiro do montanhismo paulista e também da alta montanha brasileira.

Há 90 anos atrás nasceu um dos maiores ícones do montanhismo brasileiro, Domingos Giobbi, que se destacou entre as décadas de 1950 e 1960.
 
Apesar de ter atuado em décadas em que o montanhismo brasileiro já estava bem consolidado, principalmente no Rio e no Paraná, Giobbi é considerado um pioneiro no montanhismo no Estado de São Paulo. No entanto, olhando para aquela época, suas conquistas engrandeceram e muito o montanhismo brasileiro como um todo por conta de suas escaladas em alta montanha.
 
Giobbi não apenas fundou o Clube Alpino Paulista e incentivou toda uma geração de escaladores que vieram depois dele (que hoje é a maior comunidade de montanhistas do país, a paulista), como em sua época realizou diversas escaladas de alto nível nos Alpes e nos Andes.
 
Ele foi o terceiro brasileiro a escalar o Aconcágua, mas foi o primeiro alpinista no mundo a escalar diversas montanhas com mais de 5 mil metros no Peru. Além destas contribuições ao esporte, Domingos ainda auxiliou trabalhos de campo geológicos que auxiliaram pesquisas científicas que muito engrandeceu a geociências brasileira, que na década de 1960 teve uma geração de ouro e no final de sua vida foi um notório colecionador de arte.
 
Aproveitando esta data especial, O AltaMontanha realiza uma breve biografia deste grande montanhista, pois não esquecemos de seu legado.
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário