Encontrado corpo de Malli Mastan Babu

0

Montanhista indiano estava realizando uma expedição para escalar montanhas de 6 mil metros nos Andes. Ele estava desaparecido desde o dia 24 de Março, quando ocorreu a grande tormenta que devastou cidades no Atacama.

Após mais de uma semana de buscas os resgatistas que procuravam Malli Mastan Babu acharam o corpo congelado do indiano nas encostas do Nevado Três Cruces próximo à cota dos 6 mil metros. A hipótese é que o indiano foi pego de surpresa pela tormenta durante o ataque ao cume, ficou desorientado e morreu de hipotermia.
 
A tormenta que fustigou Malli provocou grandes enchentes que destruíram cidades como Copiapó e Chañaral, em pleno deserto do Atacama. Apesar de pouco divulgado pela mídia, uma expedição de brasileiros presenciou o fenômeno natural e atestou seu poder destrutivo.
 
Malli era conhecido mundialmente por ter feito o projeto dos 7 cumes em menos tempo, apenas 172 dias. Ele tinha bastante experiência, principalmente no Himalaia.
 
O falecimento de Malli Mastan Babu coloca em evidência as dificuldades das ascensões na Puna do Atacama, a região andina que mais concentra montanhas de 6 mil metros. Lá o tempo pode mudar muito rápido, é sempre muito difícil de conseguir água e os acessos são muito difíceis, necessitando veículos especiais e uma logística avançada.
 
O Três Cruces é um conjunto de 3 vulcão muito próximos. O mais alto deles, o Pico Sul com 6748 metros é a quinta montanha mais alta dos Andes, a montanha do meio, o Três Cruces Central com 6629, é a décima primeira e o Norte, apesar de ter 6030 metros, é considerado um cume acessório do segundo, por não ter proeminência suficiente.
 
Noticias relacionadas:
 
 
 
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário