Espanhol é resgatado no Cordón Del Plata na Argentina

0

Montanhista espanhol estava sofrendo de mal de altitude.


A patrulha de resgate de montanha de Mendoza e voluntários efetuaram a remoção de um montanhista espanhol que estava acometido de mal de altitude no Acampamento “El Salto”, a 4200 metros de altitude, no Cordón Del Plata, um dos locais mais populares para a prática de montanhismo de altitude na Argentina.

De acordo com o chefe da patrulha de resgate, David Spinelli, o resgate foi atrapalhado pelos ventos “Zonda”. O espanhol deveria ter sido evacuado com helicóptero, mas acabou sendo retirado por terra, o que levou 16 horas.&nbsp, Spinelli informou que o montanhista, de 32 anos, apresentava esgotamento extremo e que após alguns exames médicos saberão se ele teve edema cerebral ou pulmonar.

Desde novembro de 2009, já houveram 20 resgates nas montanhas de Mendoza realizadas pela Patrulha de Resgate, um índice considerado “normal”.

O Cordón Del Plata é uma serra pertencente à cordilheira dos Andes que possui diversos cumes. Seu ponto culminante é o Cerro Plata, com 5950 metros. Há diversas outras montanhas de cinco mil metros, como o Cerro Vallecitos, Rincón, Lomas Amarilas, Francke, entre outros.&nbsp, A facilidade de acesso e a não necessidade de pagar permissão para as escaladas transformaram o local em um dos mais freqüentados dos Andes. Inclusive por muitos brasileiros.

Confira o site sobre o Cerro Plata no Rumos: Navegação em montanha!

Fonte Diário Uno

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário