Estação de esqui na França recebe ISO 14001

0

A estação de esqui e montanha Val d´Isere, situada nos Alpes franceses recebe uma das maiores distinções em sistemas de qualidade, da masma maneira que há dias atrás também havia conquistado a de Chamonix.


Se há alguns dias antes tinha sido Chamonix a estação de esqui e montanha a que recebeu a certificação ISO 14001, agora é Val d´Isére a estação que, tal como foi comunicado por seus responsáveis, recebeu esta distinção que certifica que a empresa realiza uma boa gestão de meio ambiente, trabalhando para integrar sua infra-estrutura esportiva em um meio frágil que padece em muitos casos da ação humana. A estação esteve durante o mês de Junho limpando todos os desperdícios e materiais que os visitantes jogaram ou perderam nas pistas ao longo dos anos. Para esta tarefa recrutaram um numeroso grupo de escolares, voluntários e comerciantes locais, que ajudaram os trabalhadores da estação de esqui. Encheram dois grandes tanques com materiais de todo tipo em uma operação de limpeza alpina sem precedentes nos Alpes. Val d´Isere impulsiona desta forma uma campanha a favor do respeito por seu entorno natural, um autêntico paraíso no verão para os amantes do ciclismo de montanha, da escalada e do trekking.

De todas as maneiras a estação tratará de lembrar na próxima temporada, a importância de não jogar lixo dos teleféricos ou diretamente nas pistas pois no verão, a afloração de dejetos além de sujar prejudica diretamente a fauna e a flora das montanhas e o que é pior, levanta a ira de alpinistas que atravessam suas paisagens nas ascensões das montanhas locais.

Respeito ao meio ambiente
A ISO 14001 é uma certificação internacional de excelência em gestão de meio ambiente que, desde 2004 outorgada às empresas que cumprem uma série de requisitos de gestão. Para isso se faz necessária uma auditoria para que se possa documentar a implantação da manutenção, da reciclagem e da melhora da gestão ambiental. Poucas estações de esqui recebem esta certificação pois normalmente e infelizmente, ano após ano deixam de ser cumpridas muitas normas de caráter ecológico, se respeita muito pouco a montanha. Os maiores responsáveis de “Val d´Isére” uniram esforços com sua estação vizinha “Tignes” para fomentar o alpinismo e a escalada no verão, desenvolvendo diversas atividades.

Fonte: Desnivel. Texto de Victor Riverola

Compartilhar

Sobre o autor

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário