Expedição Brasil ao Pólo Sul

0

Com um certo atraso gostaria de contar o que aconteceu de importante no nosso ano de 2010 e o que acontecerá em 2011.


No campo pessoal, 2010 não poderia ter sido melhor. Após 20 anos de sonho e 45 grupos ao campo base do Everest finalmente em 17 de maio de 2010 eu cheguei ao cume do Everest e vi do topo do mundo, a região que por todos esses anos eu vinha trilhando. O dia estava lindíssimo, nenhuma brisa soprava e os 30 graus negativos me pareciam confortáveis em minhas roupas de alta montanha.

Profissionalmente também este ano foi magnífico. Como fruto de 19 anos de trabalho com amor combinados com uma situação econômica estável, dólar baixo e mais gente buscando férias com mais conteúdo do que simplesmente ficar deitado em alguma praia, nossas viagens tiveram muita procura, os grupos completaram com bastante antecedência e, mais importante do que isso, foram ótimos. Pessoas bem humoradas, inteligentes, interessadas foi a norma dos grupos. Também contribuiu para minha felicidade o fato de termos um índice de sucesso muito grande com a grande maioria dos clientes chegando em seus objetivos, o Kala Patar, o cume do Kilimanjaro e do Elbrus. Enfim, um ano de muitos sucessos.

Para o 2011 novamente os planos prometem muito. A Morgado Expedições está com um calendário repleto de viagens interessantes e desafiadoras. Começamos o ano com dois trekkings ao campo base do Everest, um em março que rapidamente completou suas vagas ainda no ano passado e outro em abril que ainda tem poucas vagas e muitos interessados. Do Nepal eu e a Lisete seguimos para o Marrocos para explorar os Atlas e subir a montanha mais alta da África do Norte com 4200 metros. Dessa viagem sairá mais um roteiro deslumbrante que será oferecido em breve.

A próxima viagem da Morgado Expedições será por uma das regiões mais lindas do planeta, o Atacama cruzando pelo Salar de Uyuni para La Paz. Vem então um curso de escalada em neve e gelo na Bolívia, uma excelente oportunidade para quem tem planos de ir mais alto ou mesmo de aprender mais sobre este fascinante esporte. Seguimos com a escalada do Monte Lênin no Kyrgyzstão, Ásia Central, com 7160 metros, uma montanha linda, não técnica, ideal para quem já tem um pouco de experiência em altitude e quer ir mais alto. Ah, o pais é lindo e pouquíssimo explorado pelo turismo. De lá vamos para mais uma expedição ao ponto mais alto da Europa, o Elbrus na Rússia. Seguimos então para o Kilimanjaro, o ponto culminante da África. Tudo isso de abril a final de agosto. Por favor, chequem mais detalhes em nosso site www.morgadoexpedicoes.com.br

Mas, depois de organizar e participar de uma grande expedição como a do Everest fiquei com vontade de partir para mais um grande projeto e assim que desci do cume já estava pensando em outra expedição, desta vez na Antártica, um lugar pelo qual sempre tive grande fascínio, mas que ainda não tive a oportunidade de conhecer. Então nasceu mais um sonho, o de cruzar o continente em esquis. Depois de muita pesquisa e planejamento o projeto tomou forma. Dia 16 de novembro deste ano eu, Irivan Buda e Marcelo Santos partiremos de Punta Arenas para uma base próxima ao Vinson, ponto culminante da Antártida. Escalaremos o Vinson e com isso completo os Sete Cumes, a escalada da montanha mais alta de cada continente. Dia 3 de dezembro iniciaremos nossa travessia partindo da costa da Antártica até o Pólo Sul percorrendo uma distância de 1000 km em aproximadamente 55 dias. Faremos a travessia sem qualquer apoio externo, sem uso de velas, kites ou cachorros e não teremos reabastecimento de alimentos, o que significa que cada um de nós puxará um trenó com 130 kg! A travessia desta forma foi feita por menos de 100 pessoas no mundo e por nenhum brasileiro. Como este ano é o centenário da conquista do Pólo Sul por Almundsen que chegou dia 14 de dezembro quando estaremos a caminho do pólo, com certeza receberemos grande atenção da mídia.

Então gostaria de pedir um favor a todos vocês. Se alguém tiver algum contato com empresas que possam se interessar em patrocinar este projeto, por favor entrem em contato conosco.

O site da expedição já está no ar: www.brasilpolosul.com.br

Abraços a todos e espero vê-los em alguma montanha este ano!

Compartilhar

Sobre o autor

Manoel Morgado - Colunista

Manoel Morgado é médico de formação, mas trabalha como guia de montanha há 20 anos, atuando em vários países ao redor do mundo. Há 15 anos é montanhista, tendo como ápice de sua carreira a conquista do Everest e também a realização do projeto 7 cumes. Ele nasceu no Rio Grande do Sul, se criou em São Paulo e dede 1989 não tem casa.

Comments are closed.