Formula de disputa para competição de escalada nas olimpíadas gera polêmica

0

Comitê Olímpico Internacional causou polêmica ao divulgar como seria a fórmula de disputa e distribuição de medalhas nas competições de escalada das olimpíadas de Tóquio 2020, unido três modalidades e distribuindo menos medalhas.

A divulgação da inclusão da escalada esportiva nas próximas olimpíadas em 2020 causou grande furor no meio da escalada e a esperança do desenvolvimento profissional do esporte que é cada vez mais popular no mundo.
 
O COI divulgou que haveriam as três modalidades de competição existente na escalada esportiva: Dificuldade, Velocidade e Boulder. Naturalmente entedia-se que estariam em jogo 6 pódios, incluindo a presença da competição masculina e feminina, mas o COI, no entanto, não está disposto a distribuir tantas medalhas.
 
Ao invés de distribuir as medalhas em cada modalidade, a proposta do COI para a competição olímpica é fazer uma competição inédita de escalada. Cada competidor seria obrigado a competir nas três modalidades e os vencedores, homens e mulheres, seriam os três melhor ranqueados.
 
Esta formula de distribuição de medalhas foi considerado bizarro pelos atletas. São raros os competidores que participam de todas as modalidades. Em termos comparativos, por exemplo, seria como se nas Olimpíadas houvesse apenas uma única medalha de ciclismo e cada atleta tivesse que competir BMX, velódromo, mountain bike, speed etc e os que tiverem melhor regularidade ganhasse a medalha de ouro. Não necessariamente o medalhista de ouro seria o ganhador de uma das modalidades, o que foi considerado injusto e a formula bizarra.
 
Com a divulgação desta regra muitos atletas divulgaram notas de repúdio e ameaçam boicotar as olimpíadas. 
 
Não há registro de competições de escalada onde os atletas são obrigados a participar de todas as modalidades, que são muito diferentes entre si. A crítica é que a indisposição do COI em dar medalha para cada modalidade está criando uma competição inédita que nada tem a ver com as competições de escalada existentes.
 
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário