GRIGRI X CINCH: Comparando freios automáticos

0
O Grigri da empresa francesa Petzl é certamente o freio automático de escalada mais famoso do mundo. No entanto o Cinch, da americana Trango, vem ganhado espaço. Nosso colunista Davi Marski (in memorian), fez uma comparação entre eles e teceu seus comentários.
Todos os que escalam certamente conhecem o GriGri da Petzl, o que não é nada comum, mesmo fora do Brasil, é conhecerem o excelente Cinch da Trango. Depois de tanto ouvir falar nele e ver reviews favoráveis sobre o mesmo, decidi comprar um para conhecê-lo melhor, e qual não foi a minha surpresa ao verificar que em diversos aspectos ele é bem superior ao grigri.
Vamos aos fatos :

·         Cabe facilmente na palma da mão.

·         tem apenas duas partes que se movimentam, ou seja, as partes móveis passíveis de apresentarem problemas são potencialmente menores

·         Não trava tão facilmente quanto o grigri, ou seja, ao dar segurança para o guia, a corda desliza mais facilmente pelo Cinch do que pelo grigri (excelente quando o guia está fazendo movimentos dinâmicos ou no cruz e necessita rapidamente de corda… o grigri insiste em atrapalhar nessas situações)

·         A corda é muito mais facilmente clipada ao Cinch do que no grigri

·         Sob tensão (rapel ou hangdog/baldinho, por exemplo) o controle sobre a tensão exercida com o Cinch é superior ao controle do grigri

·         E o que é melhor, o Cinch é muito mais barato. (cerca de 40%).

Assista aos vídeos abaixo para comparar os freios automáticos

VEJA MAIS:

:: Freio automático Cinch na Loja AltaMontanha

:: Freio automático Grigri na Loja AltaMontanha



Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário