Incêndios destruíram cerca de 30 hectares da região do Huascarán

0

Desde o último dia 18 de junho, foram registrados incêndios no Parque Nacional Huascarán, no Peru. Apesar de já estar controlado, uma área de aproximadamente 30 hectares foi perdida.



As informações foram passadas pelo coordenador do programa de conservação da reserva natural, senhor Selwyn Valverde, que explicou ainda que a origem dos incêndios, na grande maioria, foi devido à pequenas fogueiras que logo se espalharam e que a polícia já está investigando o caso.

“Isto coincide com os hábitos de alguns moradores dos povoados próximos ao Parque, em fazerem fogueiras nesta época em que se comemora o dia de São João (24 de junho)”.

O caso de maior gravidade ocorreu na última sexta feira, na zona do Llanganuco, porém o incêndio foi controlado no mesmo dia e “sufocado” no sábado.

O agente ainda informou que bem aos pés do Huascarán, também foi registrados alguns casos. Ontem alguns focos ainda persistiam nas proximidades do “cerro San Cristóbal”. “Os moradores fazem fogueiras, e deixam os restos para trás. Como a vegetação está muito seca e com o vento dos últimos dias, o fogo acaba se propagando”. Afirmou Valverde.

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário