Juanito Oiarzabal anuncia sua retirada das montanhas com mais de oito mil

0

Porém, antes, tentará a escalada do Cho Oyu em setembro, e se conseguir alcançar o cume, este será o de número 23 da carreira deste grande alpinista.

O montanhista Juanito Oiarzabal, que ostenta atualmente o recorde mundial de ascensões à montanhas com mais de oito mil metros de altitude (22 no total), anunciou hoje, durante uma conferência para a imprensa, que deve se retirar das aventuras aos cumes do Himalaia a partir do próximo ano.

O alpinista, que hoje possui 52 anos de idade, planeja encerrar suas atividades nas grandes montanhas do mundo ao final do próximo mês de setembro, coroando seu 23º cume com mais de oito mil metros, o Cho Oyu.

Para esta escalada, estará acompanhado de seu amigo Gumer Ibañez. Porém, Oiarzabal ainda se recupera dos princípios de congelamento que sofreu em seus pés, durante a descida do Makalu, há alguns dias atrás.

Porém, que pese o seu anúncio de retirada, comentou que, mesmo assim, deve continuar no mundo do montanhismo, como guia de montanha para outros alpinistas, entre eles a escaladora Edurne Pasaban e, tanto nos Alpes como no Himalaia.

Fonte: diariovasco.com

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário