Manoel Morgado faz cume no Everest

0

Ele se juntou em uma seleta lista dos brasileiros que já fizeram cume na maior montanha do mundo.


Por Rodrigo Granzotto Peron

Manoel Morgado se tornou o 9º brasileiro a fazer cume no Everest. Ele chegou ao topo do mundo junto com sua esposa, a guatemalteca Andrea Cardona, que se tornou a 1ª mulher da América Central a fazer cume na montanha.

Além de Manoel e Andrea, o casal fez cume com Victor Saunders (5º cume no Everest) e com a expedição de Malta (primeiros malteses a culminarem o Everest).

Vamos esperar ele voltar a Kathmandu para sabermos de mais detalhes da escalada

Outros cumes latinoamericanos no Himalaia:

NELSON CARDONA (COLÔMBIA) e RAFAEL ÁVILA (COLÔMBIA)

Nelson consegue uma conquista histórica. Ele teve sua perna direita amputada e é assim o primeiro deficiente físico sulamericano a conquistar o cume do Everest, utilizando perna mecânica e com auxílio de uma grande equipe de compatriotas (ao todo 21 colombianos), dando logística à expedição.

JORGE SALAZÁR (MÉXICO)

Jorge escalou o Shishapangma Principal na companhia da pequena expedição espanhola de Juan Ramón de Madariaga, que colocou 5 pessoas no cume hoje (17 de maio).

Agora ficamos no aguardo:

Dos argentinos no Everest (são 7 alpinistas), dos bolivianos no Everest (são 2), dos mexicanos no Everest (são 7 alpinistas), dos chilenos no Dhaulagiri (são 4 alpinistas), Cleo Weidlich, que tenta Lhotse + Everest e também de Maximo Kausch que está no Cho Oyo.

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário