Manutenção de bastões de caminhada

4

Bastões de caminhada são equipamentos muito importante na prática de trekking e montanhismo. Apesar do funcionamento simples, há muitas dúvidas e problemas comuns que ocorrem neste tipo de equipamento que são fácilmente solucionáveis. Neste artigo tratamos dos problemas mais comuns.

Os bastões de caminhada são equipamentos muito importantes para o trekking. Seu uso e dicas podem ser lidos em um artigo feito especialmente escrito para este assunto.

:: Bastões de trekking: Usar ou não usar?

Neste artigo tratamos de um assunto correlato: Quais são as dicas para aumentar a vida útil de seu bastão de trekking e como consertar os problemas mais comuns? Para começar, vamos direto ao primeiro tópico:

Dicas de como aumentar a vida útil de seu bastão de trekking:

A dica número um para manter a vida útil de seu bastão de caminhada é nunca extrapolar o limite das partes dos bastões. Em cada parte do equipamento há marcações que dizem até onde você pode abrir ele. Se passar deste ponto, a alavanca que você faz utilizando o equipamento é suficiente para quebrar ele, ou no mínimo entortar.

Limite Máximo do Bastão

A dica número dois é você primeiro abrir a parte inferior do seu equipamento, que é o bastão onde é preso a ponteira. Posicione ele até seu limite e depois ajuste com a parte do meio.

Claro que esta dica funciona apenas para os bastões que são escamoteáveis em três partes e não se aplica aos demais. Apesar de ser uma dica trivial, é uma questão de física. Abrindo o equipamento desta maneira há uma melhor distribuição das partes dos bastões.

A dica número três é você periodicamente passar silicone spray nos bastões. Assim ele o equipamento correrá melhor. Essa é muito importante principalmente para bastões rosqueáveis.

A última é tomar cuidado com a oxidação das partes metálicas que não são de alumínio, como parafusos e molas. Os parafusos mais próximos das mãos oxidam com o suor. As molas internas podem enferrujar com o tempo e principalmente se você usar perto da praia.

Principais problemas de um bastão de trekking, como consertar?

Há centenas de modelos e marcas que fabricam bastões de trekking. Seria uma missão quase impossível numerar problemas e apresentar soluções para cada um deles. No vídeo abaixo selecionei 4 bastões que funcionam de maneira diferentes e apresento os principais problemas que eles podem apresentar.

Compartilhar

Sobre o autor

Pedro Hauck - Equipe AM

Pedro Hauck é montanhista e escalador desde 1998. Natural de Itatiba -SP, reside atualmente em Curitiba-PR. Pedro gosta de escaladas clássicas e também de montanhismo de altitude, já tendo escalado algumas das mais altas dos Andes. É geógrafo, mestre em Geografia Física e atualmente faz doutorado em Geologia ambiental. Visite o Blog de Pedro em www.pedrohauck.net

4 Comentários

  1. Boa noite Pedro,
    Assisti o vídeo das dicas, mas a última situação foi apenas comentada.
    Tive um problema com o pino de trava e não sei como resolver. Por ocasião da primeira montagem, o pino entrou no bastão e a trava não aciona mais.
    Tem alguma dica de como instalar o pino/mola novamente?

    Abraço,
    Valter Kayser

Deixe seu comentário