Maximo Kausch faz cume no Shishapangma

0

Informações preliminares retratam que hoje, dia 04/10, Maximo culminou a 14ª montanha mais alta do mundo, o Shishapangma.

Localizada no Tibet, o Shishapangma é a montanha mais baixa das 14 com mais de oito mil metros existentes no mundo, mas não é a mais fácil. Liderando um grupo de oito pessoas, incluindo escaladores e sherpas, Maximo conseguiu com sucesso levar integrantes até o topo da montanha.

Neste momento Maximo, que é colunista do AltaMontanha, está no acampamento 2 da montanha, a 7 mil metros, iniciando seu descenso até o acampamento base avançado.

É a quarta vez que Maximo faz cume em uma montanha de oito mil metros, porém esta é só a segunda montanha diferente, uma vez que ele escalou o Cho Oyu três vezes, sendo inclusive o latinoamericano  que mais vezes fez cume naquela montanha.

Informações atualizadas

Maximo Kausch informou que não alcançou o cume principal do Shishapangma (cume Sul), mas sim o cume Central, que fica um pouco antes do principal e é 9 metros mais baixo. Desde 2003, de acordo com o site Summitpost, nenhum montanhista faz cume no Shishapangma Sul vindo do cume Central e até hoje apenas 203 realizaram tal feito, um número muito baixo levando em consideração que o Everest no ano passado, já tinha sido escalado 5.100 vezes.

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário