Foto: EL COMERCIO 
O andinista Santiago Quintero cumpriu la primeira parte de seu novo projeto na quarta-feira passada. Escalou os 8.047 metros do Broad Peak, no Himalaya, como parte de uma expedição formada em sua maior parte por espanhóis.
Quintero, que perdeu os dedos dos pés em 2001, depois que sofreu severos congelamentos, em sua ascensão em solitário ao Aconcágua, começa a realizar o projet “Para o K2 sem O²”.
O K2, a segunda montanha mais alta do planeta (8.611 m) e uma das mais perigosas segundo os experts, será a terceira e última parte do desafio de Quintero, em 2009. Em 2008 tem previsto chegar ao topo do Makalu (8.468 m).
Quintero, de 32 anos, iniciou a viagem ao continente asiático há mais de dois meses. Viajou primeiro até a Espanha, aonde adquiriu as botas especialmente desenhadas para ele, e logo embarcou para o Paquistão, aonde se ambientou a altitudes superiores aos 4.000 m nas encostas do Broad Peak.
No país asiático, o equatoriano se uniu ao coletivo formado por Carlos Pauner, Alberto San Martín, Martha Alexandra Martínez e José Vilalta Castel. Os seis começaram a instalar, de maneira paulatina, os acampamentos rumo ao cume do Broad Peak.
Segundo afirmou o equatoriano na Ásia, o grupo sofreu com o mal clima nos últimos dias. As nevascas e os ventos dificultaram a rota. Finalmente, na madrugada de quarta-feira o clima cedeu.
Mas Quintero não foi o único equatoriano presente no nevado localizado na fronteira do Paquistão, Nepal e China nos últimos dias, no qual buscaram o cume em torno de 35 montanhistas. O alpinista Iván Vallejo, convidado também por espanhóis (Edurne Pasaban, Ferrán Latorre e Asier Izaguirre), chegou ao ponto mais alto do Broad Peak. Vallejo, que tem 13 ‘oito mil’ conquistados, já havia subido essa montanha em 1998.
Durante estes dias, um terceiro andinista equatoriano, José Jijón, desistiu de fazer cume devido ao que considerou que não haviam as condições mínimas de segurança.
Fonte: El Comercio - Equador
Atenção!!! O Portal AltaMontanha.com alerta que as atividades de montanhismo são adrenantes e viciam logo ao seu primeiro uso. Os perigos existem, principalmente quando os limites não são respeitados, porém é uma atividade muito segura se praticada com moderação, consciência e respeito à natureza!
Portal AltaMontanha.com | 2004 - 2010 | Todos os Direitos Reservados