Niclevicz abre duas novas vias de escalada no Marumbi

0

As novas vias ficam no Parque do Lineu, no Abrolhos, elas fica ao lado da via Vaca Preta.

O local onde antes ficava a via “Vaca Preta”, um pouco antes na trilha onde estão as principais vias do parque do Lineu, agora é um setor com 3 vias muito interessantes com as novas conquistas de Waldemar Niclevicz, “Teto do Jardim” e “É Pra você”.

 
A primeira via conquistada foi a “Teto do Jardim”, uma via exigente com três cruxs. Ela começa à direita do totem da via “Vaca Preta”, em direção a uma canaleta com vegetação. Após este trecho, à direta da canaleta começa o primeiro crux da via, uma aderência quase sem agarras de mão de 6 sup/7a, que termina abaixo de um teto, que é o lance mais bonito da via que pode alcançar um 7b. Acima do teto, mais um lance técnico com um pequeno diedro de 7a e enfim chega-se à parada que é compartilhada com a via Vaca Preta e a É Pra Você, a ultima via aberta por Niclevicz.
 
Esta via, por sua vez, segue um totem mais para a direita da Teto do Jardim. Sua primeira chapa pode ser vista de um pequeno platô onde começam as ultimas duas vias. A via É Pra Você tem uma saída tranquila, mas logo começa um crux de posicionamento e trabalho de pés num veio vertical de quartzo (6sup). Após este lance, a via fica mais fácil e ela acaba antes do ultimo crux da Teto do Jardim. O escalador pode tentar este ultimo lance ou então desviar à esquerda pela via Vaca Preta. Se o escalador tiver móveis, pode desviar à direita da Totem do Jardim e fazer uma variante que também termina no platô das duas ultimas vias.
 
A via Teto do Jardim tem cerca de 40 metros de extensão e 7 chapas, sendo que é necessário usar um móvel médio no totem da saída, ou uma costura a mais se a pessoa começar pela via Vaca Preta. O rapel pode ser feito por uma corda de 60 metros. A É Pra você é um pouco mais curta mas menos exposta, tem 7 chapas (mais a penúltima chapa da Teto do Jardim) mas é o mesmo rapel de descida. Se o escalador quiser, pode fazer cume no Abrolhos emendando estas vias com a Bandeirantes.
Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário