Operadora planeja instalar antena no Everest

0

Sinal de celular até o topo da maior montanha do mundo é o que planeja uma operadora de telefonia para expandir seus serviços no Nepal…


Uma companhia de telecomunicações do Nepal planeja expandir seus serviços de telefonia celular para o topo do Everest, a maior montanha do mundo.

Todos os anos centenas de alpinistas tentam a escalada dos quase nove mil metros da montanha e, como aquela região do Himalaia não possui recursos de comunicação, armam verdadeiras geringonças a fim de obter o sinal da telefonia por satélite, o que além de ser difícil, é extremamente limitado e muito caro.

Segundo Anoop Ranjan Bhattarai, diretor da unidade de serviços por satélite de Nepal TelecomGorak Shep, o plano é “montar torres móveis em Thakdin, Manjo, Pheriche e Gorak Shep, deixando o cume do Everest dentro da área de cobertura”. Assim, a antena de Gorak Shep ficaria localizada bem próxima do acampamento base do Everest, o que já facilitaria a vida das expedições.

Além disso, segundo explicou Bhattarai, “uma torre móvel será instalada durante as temporadas de montanhismo em um ponto estratégico e fornecerá conectividade aos alpinistas quando estes estiverem no topo da montanha”.

A companhia espera finalizar o trabalho de instalação das antenas até o mês de junho, antes das monções anuais, quando o transporte de equipamentos pelas trilhas montanhosas se torna difícil devido as chuvas.

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário