Patrulha de resgate faz primeiro cume no Aconcágua nessa temporada

0

No último dia 11/11 dois membros da Patrulha de Resgate do Parque Provincial do Aconcágua chegaram ao cume. Eles foram os primeiros a pisar no topo da montanha nesta temporada 2019/2020. O objetivo da escalada foi inspecionar a rota e os campos altos antes do parque abrir para montanhistas.

Alberto Pereyra e Fabricio Corro no cume do Aconcágua

Um dos abrigos na montanha.

Alberto Pereyra e Fabricio Corro passaram pelos acampamentos de Nido de Cóndores, Berlim, Cólera e Independência e também avaliaram a rota que leva ao cume. Durante a subida eles passaram  pelos trechos conhecidos com La Curva, Ombro, Filo de Guanaco, Canaleta e Cume.

Os dois contaram que há pouca neve e muitos blocos soltos. Por isso, eles recomendaram o uso de capacete durante a subida, principalmente próximo ao cume, para evitar acidentes com pedras.

Alejandro Alonso, vice chefe da Patrulha aponta que devido a um inverno com poucas nevascas, não ouve um acumulo significativo de gelo na montanha. De acordo com ele não será necessário o uso de crampons se o clima permanecer assim.

Patrulha de resgate

No momento apenas trekking na base da montanha estão liberados. A escalada até o cume será liberada a partir de 1º de dezembro. Além das inspeções nos campos altos e trilhas, a Patrulha também já esta abastecendo seus postos em Plaza de Mulas a 4.300 metros de altitude e Nido de Condores a 5.300 metros.

Essa semana eles contaram com o auxilio de helicópteros para transportar suprimentos e equipamentos para atender eventuais emergências na montanha.  O Parque conta com uma equipe de 27 guardas parques que se revezam em turnos de 15 em 15 dias para dar assistência aos montanhistas.

Patrulha de resgate abastecendo postos.

A principal função dos guardas parques no Aconcágua é conscientizar e orientar os visitantes sobre as regras de segurança e preservação do meio ambiente dentro do parque e auxiliar em casos de emergência.

Quer subir o Aconcágua?

Leia também:

:.. Parque Provincial Aconcágua mantem permissão com desconto para Latinos Americanos

 

 

 

Compartilhar

Sobre o autor

Maruza Silvério

Maruza Silvério é jornalista formada na PUCPR de Curitiba. Apaixonada pela natureza, principalmente pela fauna e pelas montanhas. Montanhista e escaladora desde 2013, fez do morro do Anhangava seu principal local de constantes treinos e contato intenso com a natureza. Acumula experiências como o curso básico de escalada e curso de auto resgate e técnicas verticais, além de estar em constante aperfeiçoamento. Gosta principalmente de escaladas tradicionais e grandes paredes. Mantém o montanhismo e a escalada como processo terapêutico para a vida e sonha em continuar escalando pelo Brasil e mundo a fora até ficar velhinha.

Deixe seu comentário