Que horas devemos subir?

0

Esta é uma das perguntas que mais aflige aos montanhistas: Que horas devemos iniciar nossa subida, ou melhor, nosso ataque ao cume de uma montanha?

Pois bem, a pergunta já começa errada. Isso porque muitos montanhistas miram o cume da montanha como o grande desafio a ser vencido, o que é um dos grandes erros que se pode cometer! O grande desafio é, na realidade, retornar ao acampamento base da nossa aventura, tendo chegado ao topo!

Devemos sempre lembrar que quando colocamos o pé no topo de uma montanha, cumprimos apenas metade do planejamento, e agora, teremos que retornar tudo àquilo que já andamos e escalamos.

E é aí que mora o perigo! Não podemos esquecer que a descida é sempre mais difícil que a subida. E mesmo que você imagine o contrário (costumo brincar que na descida todo santo ajuda, mas na subida o padre trepa nas costas), é importante rever as estatísticas de acidentes em montanha: 80% ocorrem nas descidas!

A pergunta correta é que horas vamos iniciar nossa descida, chegando ou não ao cume…

Todas as montanhas possuem um horário de descida. Regularmente é às 14 horas, porém em alguns casos pode-se iniciar a descida após este horário e em outros se deve iniciar antes.

Assim, respondido o horário limite para a descida, retornamos a nossa pergunta: Que horas devemos subir?

Para que esta seja respondida, precisamos elaborar nossas metas, verificar nosso roteiro e rever nosso preparo físico e resistência. Podemos tomar por base, como exemplo, uma expedição ao Aconcagua. No acampamento Berlin, cerca de 6.000 metros de altitude, para chegarmos ao topo, temos que vencer aproximadamente 1000 metros de desnível. Isso sem contar que muitas vezes a subida é mais lenta, devido ao desconhecimento da rota, ao frio, ao cansaço, à altitude e etc.

Calculamos que 1000 metros de desnível poderiam ser facilmente vencidos em cerca de 4 horas de caminhada, porém como andaríamos acima dos 6000 metros, é conveniente adicionarmos pelo menos 50% a mais, o que indicaria cerca de 8 horas, por tanto. Contudo, é conveniente aumentarmos nosso limite de risco, e para isso, sempre imaginamos que 2 horas são convenientes. Conclusão, 10 horas para vencermos os 1000 metros de desnível.

Como no Aconcagua, recomenda-se iniciar a descida até as 14 horas, uma vez que é comum o tempo fechar e atrair tormentas após este horário, o melhor seria estar no topo próximo as 13 horas, para que ainda possuíssemos uma hora de sobra, para qualquer imprevisto ou ainda, para apreciar a bela vista.

O cálculo agora é simples: 13 horas menos 10, é igual a 3 horas. Número mágico para a saída do acampamento Berlin. Mas sempre tenha em conta que tudo isso é muito subjetivo. Uma pessoa que seja mais rápida, poderia reduzir muito este tempo…

Ah! E isto, muitas vezes, também se aplica as nossas montanhas brasileiras, principalmente aquelas frequentadas por escaladores.

Abrazos!
 

Compartilhar

Sobre o autor

Hilton Benke - Equipe AM

Hilton Benke é um dos idealizadores do AltaMontanha.com. Dono de uma personalidade muito forte, é hoje praticante assíduo do voo livre, principalmente da modalidade "hike and fly", que une o voo com o montanhismo. Como montanhista e escalador, gastou seu tempo galgando montanhas brasileiras e andinas, além de ter prestado alguns serviços como instrutor de escalada junto ao CPM. Deixá-lo feliz é fácil: só marcar um bom pernoite em um cume da Serra do Mar Paranaense, com um bom menu para o jantar e uma condição de tempo boa para que possa decolar com seu parapente dia seguinte e realizar uma das muitas travessias sobre a Serra do Mar.

Comments are closed.