Rastro de São Pedro, em Arcos, receberá escaladores neste final de semana

0

Numa rápida pesquisa na internet ou numa conversa com pessoas sobre Rastro de São Pedro, as informações a que se chega são de se trata de um ótimo lugar para estar. Calmo, o local na zona rural de Arcos possui oportunidades que poucos arcoenses aproveitam. Alguns acampam no local, aproveitam do riacho que tem no Rastro de São Pedro, mas são os turistas que curtem a escalada no local. Para apresentar esse potencial, acontece no dia 29 e 30 de outubro o Encontro de Escalada em Arcos.

Os organizadores já praticam o esporte no local há mais de 10 anos, mas só agora a escalada vai ganhar um impulso com a apresentação dos praticantes. Virão para Arcos, esportistas de Divinópolis, Belo Horizonte, Sul de Minas e também de outras localidades, já que o encontro está sendo divulgado entre a comunidade de escalada no Brasil e mundo e conta com uma página na internet para troca de informações, convites e postagens de conteúdos.

O Encontro de Escalada em Arcos será feito numa localidade com rochas calcárias, perfeitas para a escalada conforme os organizadores. 'É um dos melhores locais para escalar em Minas Gerais. As pessoas não têm noção de quanto àquele local é perfeito para o esporte', garantiu Eustáquio Júnior que é de Divinópolis e sempre está no Rastro de São Pedro para a escalada.

É de Eustáquio o conhecimento das vias de escaladas que será apresentado nos dias 29 e 30. De acordo com ele, quase todo mês ele e a esposa estão no Rastro de São Pedro onde são recebidos numa propriedade rural e aproveitam um fim de semana ou feriado com esporte e a tranqüilidade da zona rural de Arcos.

Por causa desse largo conhecimento do esporte e do local onde escalar, ele falou com amigos de Belo Horizonte sobre o Rastro de São Pedro e os belo-horizontinos acabaram por ficar interessados em conhecer o tão bem falado local e também fazer uma escala em um lugar inédito.

Um desses belo-horizontinos que estão animados é Felipe Alvares. De acordo com ele, a divulgação e o interesse para a escalada em Arcos já está sendo feita e muitos já buscam informações sobre o encontro. “Certamente gente de Belo Horizonte mais o pessoal do Sul de Minas vão estar aí para fazer a escalada”, falou.

Não serão somente os praticantes da escalada que poderão participar do encontro. Aqueles que não escalam poderão conhecer melhor um dos locais mais bonitos e representativos de uma região repleta de belezas naturais. Arcos, Pains e Corumbá possui mais de 400 quilômetros de formações rochosas de calcário, 780 grutas e cavernas.

A região escolhida para o evento é conhecida como Rastro de São Pedro, pois numa pedra há um sinal parecido com uma pegada humana. Ao lado dessa pedra tem uma nascente e na localidade há onde arcoenses e turistas curtem rafting e nos campos mais abertos o camping pode ser viabilizado.
O Rastro de São Pedro é uma localidade com várias fazendas e a entrada e a permanência deve ser solicitada e aquele que está no local deve ser responsável com o meio ambiente e segurança, já que não há serviços públicos no local, segurança ou serviço de saúde de prontidão. A falta de bom sinal de telefone celular também é um do déficit da localidade.

Contudo, seguindo as orientações dos organizadores do Encontro de Escalada em Arcos, o Encontro de Escalada tem perspectivas de grande sucesso e de gerar conhecimento, maior adesão à escalada, respeito ao meio ambiente e cuidado com a saúde. Durante o I Encontro de Escalada em Arcos o respeito com o meio ambiente será fomentado, com a distribuição de sacos de lixo e o uso de itens que não agrida o local.

Arcos deve ganhar com o encontro também, já que as centenas de turistas que virão para a reunião vão movimentar a economia arcoense semelhante ao que acontece em outros encontros de escalda que são realizados. 'Quando fazemos essas reuniões na Serra da Piedade, sempre reúne muita gente. Pousadas, hotel e restaurantes faturam bastante e a cidade ou o local ficam bastante conhecidos', contou Felipe Alvares.

O Encontro de Escalada em Arcos conta com uma página para informações e troca de conteúdos. O internauta pode acessar www.facebook.com/climbarcos e encontrar mapas, fotos, informações, jogos além de postar qualquer dúvida e também confirmar a presença. O evento é gratuito e aberto a não praticantes de escaladas.

Compartilhar

Sobre o autor

Redação - AM

Texto publicado pela própria redação do Portal.

Deixe seu comentário