Review de equipamentos: Novas mochilas da linha Stir

0

Na nova linha de mochilas Thule Stir, lançadas em 2018, há três tamanhos de mochila: 18, 28 e 35, disponíveis na versão masculina e femina e com várias cores. Confira abaixo o review:

Stir 18:

Stir 18

A nova mochila Stir é um complemento da Stir 15, como mochila de ataque pequena da famosa marca sueca. Além do novo modelo ganhar 3 litros a mais, sua forma de abertura mudou. Ao invés de ser pela parte superior, agora ela tem um zíper que abre o compartimento principal por completo, permitindo acesso irrestrito a todo interior da mochila.

A Stir 18 tem barrigueiras retráteis, porta sistema de hidratação, 2 porta garrafas externo e fita tipo daisy chain para pendurar mosquetões que também pode ser usado para pendurar equipamentos externos, como corda, através de uma fita removível.

Por se tratar de um modelo menor, não há distinção entre modelo masculino e feminino e as alças se encaixam bem em ambos os sexos. Falando em alças, além delas serem confortáveis, ainda vem com um pequeno bolso onde é possível acomodar luva ou um celular.

Com cintura estreita, é uma mochila perfeita para colocar nas costas e sair escalando em rocha, numa típica mochila de “ataque”. Para este fim, é possível carregar a corda com uma fita do tipo acessory strap. Carregar a corda pendurada por fora da mochila é comum em locais como Rio de Janeiro.

No entanto, a Stir 18 não se limita a isso. É uma mochila que tem inúmeras finalidades, como um hiking, como corrida (usando sistema de hidratação) e até mesmo uso urbano, transportando notebooks de até 18 polegadas.

:: Compre a mochila Stir 18 na Loja AltaMontanha

Stir 28:

 

Stir 28 masculina

A nova Stir 28 complementa a Stir 20, como uma mochila de ataque completa. Já neste modelo há distinção entre modelos masculinos e femininos, com cores diversas.

A nova mochila Stir de 28 litros ficou bem técnica e de fato passa a ser uma companheira perfeita para quem faz escalada em grandes paredes. Seu tamanho cabe tudo o que um escalador precisa num dia cheio de escalada: Água (sistema de hidratação), Corta Vento, comida e equipamentos extras. Para chegar na parede, 28 litro é bem compacto. É necessário levar a corda por fora, presa nas tiras já existentes na mochila. O capacete também precisa ser carregado por fora.

Novamente, como é uma mochila  com cintura fina, não atrapalha a cadeirinha e tem barrigueira removível.

Stir 28 feminina

Seu interior é facilmente acessado pelo Zíper em forma de “U” invertido na parte superior. Há bolso de acesso rápido para pequenos objetos, como óculos chaves e carteira. Na alça, há bolso para celular, ou barrinhas de cereal. É uma mochila super leve, com alças para içar e bastante resistente à abrasão.

Como no modelo menor, a Stir 28 não se limita a ser usada em destinos técnicos. Novamente ela pode ser uma grande parceira para o dia a dia e também para um hiking, sendo uma mochila polivalente e multi funcional.

Esta mochila já foi utilizada com sucesso em corridas de aventura, onde o participante precisa levar um pouco mais de equipamentos. Sua forma permite ser usada em corridas sem atrapalhar a performance.

:: Compre a mochila Stir 28 masculina na Loja AltaMontanha

:: Compre a mochila Stir 28 feminina na Loja AltaMontanha

Stir 35:

 

Stir 35 masculina

De todos os modelos a que não sofreu alteração foi a do modelo de 35 litros, pelo menos na forma de abertura, alças, barrigueiras etc… A única transformação é que agora ela vem em novas cores e as antigas (cinza com detalhes amarelos e vermelha) saíram de linha.

A Stir 35 continua sendo uma ótima mochila de ataque grande. Por um pouco mais ela já vira uma semi cargueira.

Tenho uma mochila destas há cerca de 3 anos e uso principalmente para escalar em rocha. Levo todos meus equipamentos nela e se preciso de mais espaço, a corda e capacete acaba indo para fora.

Usando uma Stir 35 no trekking ao Acampamento Base do Everest. Foto Andrei Polessi.

Stir 35 feminina

No entanto, já usei ela em dois trekkings grandes: Acampamento Base do Everest e também base do Manaslu, todos no Nepal. Nestes casos, eu estava com um duffel bag Chasm 130 da Thule sendo carregado em Yaks e não precisei utilizar cargueiras, bastando uma mochila de ataque como essa para o uso diário.

:: Compre a mochila Stir 35 masculina na loja AltaMontanha

:: Compra a mochila Stir 35 feminina na loja AltaMontanha

Abaixo veja o vídeo que produzi a respeita desta interessante linha de mochilas da Thule:

 

Compartilhar

Sobre o autor

Pedro Hauck - Equipe AM

Pedro Hauck é montanhista e escalador desde 1998. Natural de Itatiba -SP, reside atualmente em Curitiba-PR. Pedro gosta de escaladas clássicas e também de montanhismo de altitude, já tendo escalado algumas das mais altas dos Andes. É geógrafo, mestre em Geografia Física e atualmente faz doutorado em Geologia ambiental. Visite o Blog de Pedro em www.pedrohauck.net. Siga ele no Instagram @pehauck

Deixe seu comentário