Sombras e vagalumes no Cipozin…

0

Após alguns finais de semana longe de um contato mais intenso com paredes de pedra, me organizei esse feriadão para matar a saudade da Serra do Cipó!


Foram poucos dias, mas muito ricos em escalada, vibe positiva e união…

Além de me superar guiando a rampinha da via SOMBRAS FLUTUANTES, tentar flutuar através de seus lances de explosão, interagir pacificamente com alguns marimbondos que têm construído suas ´casitas´ na linha e buscar uma força-resistência da alma para tentar o crux do final da via, fotografei para o CALENDÁRIO 2010 de escalada feminina, a convite da amiga e escaladora Fernanda Rocha, uma das idealizadoras do projeto.

Ao meu lado, mais 11 escaladoras também concedem paixão, força e graça às páginas do Calendário Garotas Dedos Fritos, que será lançado no dia 17 de dezembro em um festerê em Belo Horizonte, clicado pelos fotógrafos Baxter e André.

Conversando com a Fernanda e a Rafa, escaladoras assíduas do Cipó, senti um enorme carinho que me encheu de felicidade. A cada dia percebo que minha relação com a escalada vai infinitamente além da prática física.

De diferentes formas, amigos da escalada também ´abraçam´ essa filosofia através de blogs e ações que movimentam nosso enorme ´mercado´, como o hilário blog do Ubtboulder, onde Linha e Rodras se superam a cada postagem… O texto “Mulheres, venham a nós” (23/11), por exemplo, deduz o market-share para boulder…  Sensacional!

Assim como a Yoga, a escalada é uma prática que proporciona uma relação infinita do ser humano com o universo.

Essa relação é plena quando há uma UNIÃO de todos os poderes existentes e atuantes em nós, entre eles, físicos, mentais, espirituais e sociais, envolvendo desde o equilíbrio de nosso micro-cosmo, de nosso sangue, plasma (´do sangue no zóio´ na hora da cadena) até nossa relação com a sociedade.

Conectada a essa filosofia e guiada pelos betas positivos da Fernanda Rocha, tive a oportunidade de conhecer o ABRIGO CIPÓ, chalézinho construído com muito amor pelo casal Rafa e Barão para abrigar apaixonados pela escalada e natureza.

A construção preza a sustentabilidade, com janelas e portas de madeira de demolição restauradas e tijolos de adobe.

Atento à qualidade de vida, o Abrigo oferece além de um ambiente delicioso, um café da manhã super completo e saudável, com delícias como yogurte e bolo caseiro, granola, mel, pão de queijo, tudo super fresquinho e preparado com muito carinho pelo casal.

Além de me deparar com “Sombras Flutuantes” por dois dias de escalada no Grupo 3, marcou-me a visita de uma mamãe vagalume no final do último dia, antes de iniciar a trilha noturna de volta ao Abrigo.

Após um tempo de contemplação e contato com seu olhar iluminado, percebi que a vagalume carregava um outro brilho em baixo de seu corpo – seu filhote.

Pelo caminho, essa obra de arte da natureza mescla-se às árvores da Serra do Cipó nessa época do ano, transforma a floresta em uma árvore de Natal super brilhante, e dá boas vindas ao Natal 2009!

Como ceia pós climbing, uma ótima opção é a SANTA PIZZA, restaurante aconchegante localizado na estrada principal da Serra do Cipó antes da primeira rotatória!

Minha dica de pizza é a exótica que leva geléia de damasco, nozes, mussarela de búfala e presunto parma!
Opções com geléia de pimenta e as famosas pizzas doces também rolam por lá…
Deliciosas! Vale a pena também pela decoração zen-criativa, na qual penduricalhos e quadros expostos estão à venda.

Agradeço a todos pelos bons momentos, e espero em breve voltar à terras mineiras!

E no próximo final de semana (dia 28) rola a segunda etapa do Campeonato BRASILEIRO de escalada na CASA DE PEDRA, unidade Chácara Sto. Antônio!
Kamon…

Categorias: Amador e Master
Route Setter: Andre Berezoski (Belê)

Regulamento, horários e inscrição no site da APEE

Beijos,

Janine

Janine Cardoso é a atual campeã brasileira de escalada e conta com o apoio da THE NORTH FACE e da CASA DE PEDRA!

Compartilhar

Sobre o autor

Janine Cardoso - Colunista

Janine Cardoso é a maior vencedora de campeonatos brasileiros de escalada, com 8 conquistas. Ela já participou de mundiais e também de diversas etapas de Copas do Mundo. Atualmente é atleta da The North Face.

Comments are closed.